A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em quatro itens da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos), anunciada no dia 17 pelo Governo, já refletiu nas vendas do comércio de Fernandópolis.
Apesar dos dois primeiros dias úteis para o comércio após o anúncio terem sido atípicos em função do feriado e da tendência dos consumidores de viajar, alguns comerciantes chegaram a ter aumento de 30% nos dois primeiros dias.
Uma pesquisa feita pelo CIDADÃO na quarta-feira, 23, nas quatro maiores lojas da cidade - situadas na rua Brasil - revelou que nem todas tiveram aumento significativo nas vendas.
Apenas duas disseram ter tido um grande aumento tanto na pesquisa de preço, por parte dos consumidores, quanto na compra dos eletrodomésticos. Uma outra disse ter havido muitas intenções de compra; mas poucas vendas foram devidamente concretizadas. Já uma quarta, disse que a procura pelos produtos foi pouca e as vendas, quase nulas - exceto no caso dos tanquinhos que vendem bem em qualquer época do ano.
Segundo essas lojas, mesmo com a baixa dos preços, alguns consumidores se revelaram preocupados com a crise econômica, outros alegaram que vão esperar para ver se o preço abaixa ainda mais.
Algumas pessoas chegam na loja achando que terão um grande desconto. Se o produto custa R$ 300 eles esperam pagar R$ 150; quando veem que não é da forma que pensavam, desistem de comprar. As intenções de compra aumentaram, mas as vendas nem tanto, afirmou o gerente de uma das lojas.
Em um dos estabelecimentos visitados, a equipe de reportagem encontrou o aposentado João Estevão, 75, fazendo uma pesquisa de preço para trocar a máquina de lavar de 20 anos de uso.
Eu ouvi a notícia da queda de preços pela televisão, então resolvi aproveitar para trocar a máquina de lavar roupa que tem 20 anos de uso. Já troquei várias peças e até o motor, agora é hora de comprar outra; minha mulher está me cobrando uma nova faz tempo. Vou aproveitar que os preços abaixaram para comprar, disse Estevão.
O gerente da loja em que João pesquisava informou ao CIDADÃO que a procura pelos produtos da linha branca tem sido tão grande que desde as 7h, ele já estava efetuando vendas pelo celular.
A venda nesses últimos dois dias têm sido tanta que nós já vendemos quantidade equivalente ao mês de abril do ano anterior. O aumento das vendas foi de aproximadamente 30%, já o da intenção de compras, cerca de 50%. Teve geladeira que chegou a ter uma queda de preço de R$ 500. A nossa expectativa é de vender ainda mais, pois o momento é bom para as compras, concluiu o gerente Édson Masson.