A Orquestra de Sopros de Fernandópolis (OSFER) promove neste domingo, 22, a partir das 10h30, no Teatro Municipal Merciol Viscardi, um concerto com o maestro Marcelo Jardim do Rio de Janeiro.
Marcelo esteve já esteve na cidade, em agosto de 2007, promovendo um circuito de oficina. Diversos músicos e maestros de Fernandópolis e região participaram do evento que reuniu cerca de 50 pessoas.
Além de maestro, Jardim é diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e Projeto Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi; diretor musical e professor assistente de regência da Orquestra de Sopros da UFRJ e vem atuando como regente e arranjador ao lado de inúmeros nomes da música brasileira e internacional, tais como: Ivan Lins, Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Toquinho, Beth Carvalho, Moraes Moreira, Nana Caymmi, Janed Duboc, entre outros.
O concerto, cuja entrada é franca, faz parte da agenda da temporada de concertos 2009 da Osfer, que foi aberta no último dia 5 com uma série de músicas consagradas como The Faroest on the fair; West Side Story; Broadway´s Best; Suíte Norte Nordeste, Ponteio; John Williams in Concert e Paul Anka in Concert.
Para o próximo mês, o maestro Luiz Fernando Paina já está preparando um workshop que será viabilizado através do projeto Yamaha, conhecido como Sopro Novo.
O projeto consiste na formação de alunos para tocar flauta doce. Serão 16 horas/aulas para alunos iniciantes e 8 horas/aula para músicos que já tocam o instrumento e desejam se aperfeiçoar. As aulas serão dadas por um professor da Yamaha.
O contato com músicos e maestros renomados, como Marcelo Jardim, fez com que a Orquestra de Sopros de Fernandópolis se tornasse reconhecida no Brasil e no mundo e facilitasse o contado com outros músicos.
Para este ano, Luís Fernando já fez contatos para trazer os maestros Dario Sotelo regente da Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica Paulista e professor de regência do Conservatório de Tatuí e João Paulo Moreira atualmente é trombonista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Bachiana Chamber Orchestra e Orquestra Experimental de Repertório (Theatro Municipal de São Paulo).