Parceria município/Acarf pode gerar empregos e solucionar problema ambiental

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Parceria município/Acarf pode gerar empregos e solucionar problema ambiental
Um projeto da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura que está sendo viabilizado para a ACARF (Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis) poderá gerar mais empregos e solucionar problemas ambientais na cidade.

O projeto consiste em remodelar a estrutura da associação através da compra de maquinários, como prensa e esteira, dar estímulo aos associados e conscientizar a população acerca da reciclagem através de palestras em escolas.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente da Prefeitura, Ângelo Veiga, o objetivo é fazer com que as pessoas passem a fazer a coleta seletiva para que diminuam os problemas ambientais, aumente a quantidade de material reciclado e, por conseguinte, sejam gerados mais empregos e melhore a renda dos catadores.

Ainda segundo Veiga, um projeto foi enviado a Brasília para solicitar recursos financeiros para execução do projeto. “Embora as pessoas chamem os materiais recicláveis de lixo, aquilo é um material que vale dinheiro. Se elas descartam esse material de maneira inadequada, prejudicam o meio-ambiente; se o jogam no aterro sanitário, acabam diminuindo a vida útil do aterro, ou seja, a melhor solução é passar esse material para a ACARF para gerar mais emprego, renda às famílias e contribuir com a luta dos ecologistas”, disse Ângelo.

Em Fernandópolis, a Ecopav – empresa responsável pela coleta de lixo - realiza a coleta seletiva somente em alguns bairros situados na área central e zona leste da cidade. A prefeitura também pretende melhorar esse serviço.