Saresp: melhor desempenho regional é de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Saresp: melhor desempenho regional é de Fernandópolis
A prova aplicada em 2008 pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) a alunos do ensino médio da rede estadual de ensino apurou que a microrregião de Fernandópolis é a melhor do Noroeste Paulista.

Com exceção dos estudantes de 6ª série, na cadeira Ciências, os alunos fernandopolenses apresentaram a melhor performance no índice geral – Ciências, aliás, é a única cadeira na qual Catanduva, uma das seis diretorias regionais, não fica na última posição.

Os resultados gerais dos 104 municípios da região de São José do Rio Preto, porém, apresentaram índices sofríveis em duas matérias: a já citada cadeira de Ciências e Matemática. Do total, nada menos que 38 municípios apresentaram desempenho considerado “péssimo”.

Na média geral, o resultado foi considerado inadequado em todas as áreas do conhecimento avaliadas. Um índice alarmante, analisado pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, João Cardoso Palma Filho: na média, estudantes de Catanduva e Votuporanga concluem o ensino médio sem saber, por exemplo, quais são as causas da devastação da floresta amazônica ou as razões pelas quais deve-se evitar jogar pilhas no lixo.

O especialista aponta como uma das causas do fenômeno a falta de laboratórios nas escolas e material didático de qualidade inferior.