Jales recupera 60 mil m2 em área nobre

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Jales recupera 60 mil m2 em área nobre
A cúpula da Prefeitura Municipal de Jales já sabe o que vai fazer com os 60 mil metros quadrados que pertenciam à Rede Ferroviária Federal que foram repassados pela Secretaria de Patrimônio da União, em solenidade realizada no pátio da estação no dia 17.

Segundo informou o prefeito Humberto Parini (PT), a Prefeitura pretende investir em construção de novas casas e apartamentos através de financiamentos da Caixa Econômica Federal.

Na mesma solenidade, foi feito o lançamento da pedra fundamental do imóvel que vai abrigar a futura sede da Secretaria Municipal de Finanças.

Sobre os imóveis lá existentes - alguns deles ocupados por famílias há mais de 50 anos - a gerente regional de Patrimônio da União, Evangelina Almeida Pinho, representante do governo federal, informou que todos serão regularizados. Para os moradores de baixa renda, e somente para eles, não haverá custos.

PROCESSO

O deputado federal Devanir Ribeiro (PT), apresentado como principal apoiador da reivindicação, informou que tudo começou a ficar mais claro a partir do dia 23 de fevereiro, quando o presidente Lula recebeu mais de três mil prefeitos em Brasília.
Sensibilizado com a falta de utilização de imóveis da Rede Ferroviária Federal, ele decidiu repassá-los às prefeituras. Jales foi a primeira atendida em todo o Brasil.
Evangelina também autorizou a cessão definitiva de imóveis, na solenidade de sexta-feira, aos municípios de Américo de Campos (prédio do IBC) e Adamantina.