O empresário que cativa pela humildade e carisma

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

O empresário que cativa pela humildade e carisma
Olavo Sgotti é um exemplo de empresário bem-sucedido que tem por princípio a humildade. Descendente de italianos, Olavo diz ser uma pessoa segura nos negócios devido à descendência e aos pais que sempre lhe ensinaram a não “dar passos maiores do que as pernas”.

Olavo – que é o caçula entre os cinco filhos – nasceu em Ibirá e foi criado, até os 12 anos, em uma propriedade rural dos pais que trabalhavam na lavoura de café. Em 1960, seus pais se mudaram para um sítio no Córrego das Pedras em Fernandópolis e, anos depois, para a zona urbana, onde passaram a residir no bairro Brasilândia.

Sgotti conta que quando veio morar na cidade, seu bairro não tinha energia elétrica nem asfalto. Olavo acompanhou todo o processo de desenvolvimento, mas jamais imaginou que anos mais tarde teria um comércio nesse mesmo local.

Com cerca de 17 anos, conseguiu seu primeiro trabalho em uma fábrica de colchões. Trabalhava de dia e estudava à noite. Aos 20, ingressou no Banco do Comércio e Indústria (Comind) como caixa. Ocupou esse cargo durante três anos até alcançar a gerência, onde ficou por nove anos.

O trabalho no banco veio reforçar alguns de seus atributos, tais como carisma e simpatia com o público, além de gerar outros, como a habilidade de lidar com o público e administrar situações.

Durante o período em que trabalhou no Comind, Olavo fez sociedade com um primo, Elídio, numa indústria de pré-fabricados e, em 1979, quando deixou a gerência da agência, decidiu solidificar e ampliar seus negócios. Foi então que, junto com o primo, decidiu montar uma loja de materiais para construção.

“Quando montei a loja muitos diziam: ‘coitado do Olavo, montou uma loja aqui, não vai dar certo’. Mas eu nunca fui ganancioso, e no dia-a-dia fomos crescendo e nos estruturando gradualmente. Os meus clientes do banco foram os responsáveis por alavancar a loja, pois eu fiz muitos amigos lá. Visitei muitas propriedades rurais para aprovar e liberar financiamentos e naquela época as pessoas eram amigas de chamar para tomar café e comer queijo em casa; então a loja foi ganhando popularidade. O meu trabalho no banco também me ensinou como administrar, controlar melhor as entradas e saídas e todo dinheiro com bastante controle”, disse Sgotti.

Com um enorme prazer, Olavo administra sua loja e faz questão de sempre estar no balcão cumprimentando e atendendo aos seus clientes. Sua meta para o futuro é ampliar a loja. Já o seu maior sonho é ver os dois filhos, Elton, 32, e Anderson, 26, dando continuidade aos seus negócios.

Para que esses sonhos se concretizem, Sgotti – que é católico praticante - não deixa de estar sempre na igreja rezando e rogando a Deus pela sua família e empreendimentos. Na igreja, faz questão de usar de seus conhecimentos em prol da comunidade. Orlando já foi coordenador administrativo e de construção e ampliação; tesoureiro e atualmente é ministro da eucaristia e coordenador da pastoral do dízimo.

Quando não está envolvido com as atividades da igreja nem com seu comércio, Sgotti aproveita seu tempo para curtir a neta de nove anos, Laís Caroline Sgotti, e lidar com gado em sua propriedade rural, seu grande hobby.