Faleceu nesta terça-feira, por volta das 7h45, de meningite bacteriana, uma menina de dez anos, S.G.D.H., que estava internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.
Segundo a mãe de S.G.D.H., que é moradora do Jardim Pôr-do-Sol, a criança teve febre alta por volta das 16h da última sexta-feira, dia 3. Ao perceber que, mesmo após a aplicação de dipirona, a febre não cessava, ela acionou a ambulância do Corpo de Bombeiros para conduzi-la ao Pronto Socorro da Santa Casa.
Ao chegar ao P.S., seu estado de saúde se agravou e ela teve que ser internada às pressas na UTI, onde foi entubada e isolada. Sua irmã de cinco anos de idade, L.V.D.H., está internada no setor de isolamento da Pediatria da Santa Casa, pois, segundo a assessoria do hospital, a menina apresentou estado febril, que logo foi controlado. Mesmo que não tenha apresentado dor de cabeça e não tenha sintomas de meningite, continuará internada por precaução.
Referente ao caso, a Santa Casa de Fernandópolis emitiu a seguinte nota:
Sobre o falecimento de S.G.D.H., 10 anos, a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis vem a público esclarecer que a paciente deu entrada no hospital no dia 3 de abril, sexta-feira, com quadro de febre e dor de cabeça. Exames mostraram um edema cerebral e hipertensão intracraniana. A criança foi imediatamente encaminhada para tratamento na UTI do hospital. Não havia possibilidade de coleta do liquor cerebral para exames que atestam meningite por causa do quadro de hipertensão intracraniana, mas todos os cuidados foram tomados para que a criança recebesse o tratamento para qualquer tipo de enfermidade que poderia tê-la acometido, inclusive meningite.
A paciente encontrava-se inconsciente, respirando com auxílio de aparelhos. Seu quadro era grave e na manhã desta terça-feira, dia 7 de abril, às 7h45, a paciente faleceu. Imediatamente foram colhidas amostras do liquor cerebral para exames laboratoriais. Os resultados preliminares confirmam a morte por meningite bacteriana. O isolamento da bactéria está sendo realizado para a detecção da tipologia da mesma. Os resultados deste exame devem ser divulgados nos próximos dias. Medidas profiláticas já estão sendo tomadas para o tratamento de quem teve contato íntimo com a paciente.
L.V.D.H., de 5 anos, irmã de S.G.D.H., foi internada na mesma sexta-feira, no setor de Pediatria da Santa Casa. Embora a menina não apresente sintomas de meningite e esteja passando bem, ela está internada preventivamente em setor de isolamento da Pediatria, já recebendo o tratamento contra meningite. Também foram realizados exames em L.V.D.H. para a confirmação de qualquer enfermidade. Os resultados desses exames também deverão ser divulgados até o final da semana.