O Projeto FEF em Ação retoma suas atividades públicas nesta semana. Neste início de ano, o grupo gestor do projeto avaliou as ações já realizadas e planejou as atividades para os próximos meses. A primeira atividade será uma audiência pública na Brasitânia, distrito de Fernandópolis. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 3 de abril, às 19h30, na Casa Pastoral da Brasitânia, que fica ao lado da Praça Central.
Na ocasião, a equipe da Fundação Educacional de Fernandópolis vai apresentar os dados coletados no distrito no ano passado. Depois de apresentados os principais resultados da pesquisa, a comunidade local poderá discutir soluções para os problemas detectados. As sugestões serão encaminhadas ao Ministério Público, que deverá comandar as ações para a melhoria da qualidade de vida no distrito, acionando cada órgão responsável pelas mudanças a serem efetuadas.
O levantamento de dados no distrito envolveu cerca de 70 alunos e professores de vários cursos da FEF, que visitaram quase a totalidade das 367 famílias de Brasitânia e depois tabularam as respostas. Com os dados em mãos, os cursos da Fundação fizeram sugestões de ações para a solução dos problemas encontrados. As propostas também serão discutidas na audiência pública com a população.
Uma próxima etapa do projeto é levar a Feira de Saúde e Qualidade de Vida para a Brasitânia. A previsão é de que o evento aconteça no distrito no dia 26 de abril, domingo.
Uma das principais novidades do FEF em Ação em 2009 é a inclusão de novos parceiros no projeto. Além do Ministério Público Estadual, Grupo Arakaki, Rotary Club Nova Era, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e OAB, agora também são parceiros do FEF em Ação a Prefeitura de Fernandópolis, a Santa Casa de Fernandópolis e a Secol Materiais para Construção. A Prefeitura, em especial, agora integra também o grupo gestor do projeto, ajudando no levantamento de dados e nas ações intervencionistas junto à comunidade.
O grupo gestor do FEF em Ação também sofreu alterações. A equipe da FEF que comanda o projeto conta agora com Vagner Scamati, Patrícia Moita Kawakami, Patrícia Carrinho Aureliano, Vilma Beatriz Oliveira e Dalílio Pívaro. Representando a Prefeitura, Mariléia Pietrobon Lavezo agora também integra o grupo gestor.
FEF em Ação
O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação.
O objetivo é traçar um perfil das comunidades e indicar se a população tem recebido o devido atendimento público para a garantia da qualidade de vida. Depois de coletados dados por meio do sistema de amostragem, o Ministério Público terá em mãos um perfil da população da região, podendo cobrar do poder público as ações que possam corrigir ou melhorar políticas públicas para a garantia da qualidade de vida nas comunidades locais.
O projeto já passou pela região do CAIC e pelos bairros Paulistano, Ipanema, Uirapuru e Redentor. Nesses locais, as ações intervencionistas já começaram e em 2009 estão sendo reestruturadas. Uma novidade para as atividades este ano é o atendimento domiciliar de pessoas que não possam se deslocar até os locais de atendimento pelas equipes da FEF e da Prefeitura.