A jornalista Simone Leone, que nasceu em Fernandópolis, lançou na última terça-feira, 31, o livro Memórias de Suzano, publicado pela DAT Editora, em co-autoria com Carla Fiamini, Douglas Pires e Gisleine Zarbietti. O evento aconteceu no Suzano Shopping.
A publicação reúne histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande Suzano tem hoje cerca de 300 mil habitantes. Editora-adjunta do jornal Mogi News, de Mogi das Cruzes (cidade onde estudou Jornalismo), Simone é filha e neta de profissionais da imprensa: seu pai é João Baptista Leone Sobrinho e seu avô paterno, Jayme Baptista Leone, foi um dos primeiros médicos de Fernandópolis, e deixou a profissão para se dedicar ao jornalismo.
Simone trabalhou por 15 anos no Diário de Suzano. Há três, atua no Mogi News, e há cerca de um ano e meio foi incumbida de coordenar o trabalho de pesquisa para a publicação do livro de memórias de Suzano pelo diretor-presidente do Grupo MN, Sidney Antonio de Moraes.
Com 552 páginas e belíssima diagramação, o livro reúne fotos antigas, depoimentos e documentos, produzindo verdadeira reconstituição da história da cidade. Para Sidney Moraes, os autores fizeram quase que um trabalho de arqueologia, resgatando a memória perdida de Suzano. O lançamento coincide com os 60 anos de emancipação política da cidade, comemorados dia 2 de abril.
Na apresentação do livro, Simone Leone o dedica aos sobrinhos Emanuelle, Beatriz e Matheus, aos pais, João Baptista e Neuza, e ao povo de Suzano que me acolheu quando, ainda jovenzinha, sonhava em fazer do jornalismo a minha vida. E fiz, escreveu ela.