A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) anunciou nesta quarta-feira, 1º, durante uma coletiva de imprensa realizada no auditório do curso de veterinária a criação de uma parceria com a Prefeitura Municipal e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), que trará uma série de benefícios para a cidade.
A primeira novidade anunciada pelo diretor de Agricultura da prefeitura, Marcos Mazetti, foi a implantação de um projeto de piscicultura, orçado em R$ 120 mil, que será implantado no Campus da Unicastelo em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Diretoria Agrícola, Secretaria Especial da Pesca e Sindicato Rural.
O segundo projeto - anunciado pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos Pagotto, diretor técnico da CATI Regional de Fernandópolis foi a instalação, ocorrida no dia 19 de fevereiro, de uma Estação Meteorológica em Fernandópolis.
O equipamento instalado na cidade para aprimoramento da infraestrutura meteorológica observacional permitirá aos usuários condições mais aprimoradas para geração de novos conhecimentos e tecnologias que no final irão proporcionar melhores condições de vida à população.
Esse processo de modernização da infraestrutura meteorológica faz parte de contexto geral da modernização da meteorologia paulista. A automação de uma Estação Meteorológica e o monitoramento contínuo dos parâmetros com transferência imediata dos dados meteorológicos trarão enormes subsídios e suportes para as atividades de geração de tecnologia, prestação de serviços e suporte às atividades do agro-negócio.
Entre os benefícios, incluem-se o zoneamento e análise de riscos climáticos; orientação das atividades agropecuárias e planejamento agrícola; regionalização agro-climática e potencialidade de produção das diferentes culturas em função das necessidades hídricas e térmicas; probabilidade de atendimento hídrico das culturas; calendário agrícola e planejamento do plantio e colheita; monitoramento da seca; estresses ambientais e seqüestros de CO2; maneja de água de irrigação; riscos de geada e manejo agro-meteorológico de pragas e doenças.
A Estação Meteorológica Automatizada foi adquirida e viabilizada por meio de recursos liberados pelo FEHIDRO, com aprovação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Turvo Grande e administração pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, tendo apoio da Unicastelo.
A terceira novidade divulgada durante a coletiva foi o resultado de uma pesquisa realizada pela CATI no Campus da Unicastelo sobre as variedades de milho mais produtivas em Fernandópolis.