Segundo assessoria, 1º trimestre não teve queda de arrecadação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Segundo assessoria, 1º trimestre não teve queda de arrecadação
Não houve queda na arrecadação do município de Fernandópolis no primeiro trimestre de 2009, em comparação ao mesmo trimestre de 2008, em seu total geral. A afirmação é da assessoria de imprensa da prefeitura, diante de consulta de CIDADÃO.

Segundo apurou a assessoria, a arrecadação chegou até mesmo a ter um aumento – justificado pelo fato de que este ano o IPTU começou a ser pago em fevereiro, fazendo com que dois meses (fevereiro e março) entrassem no cômputo da arrecadação do tributo, enquanto que, em 2008, a arrecadação teve início somente em março. Essa diferença é da ordem de 10%.

Na arrecadação por meio de repasses, houve redução de 3% do total geral, motivado pela redução do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – que caiu nada menos que 30%; já os repasses do ICMS apresentaram aumento de 11%, e o IPVA arrecadou 7% a mais do que 2008.

As arrecadações de janeiro e fevereiro e a estimada de março são maiores do que as dos meses de outubro e novembro de 2008. Apenas dezembro do ano passado supera as arrecadações dos primeiros meses de 2009, porque em dezembro houve REFIS dos débitos municipais e maior repasse de ICMS por conta do final de ano. No acumulado, acredita-se que o primeiro trimestre de 2009 deva ultrapassar em 4% do que foi arrecadado (arrecadação própria e repasses) nos quatro primeiros meses de 2008.