Não houve queda na arrecadação do município de Fernandópolis no primeiro trimestre de 2009, em comparação ao mesmo trimestre de 2008, em seu total geral. A afirmação é da assessoria de imprensa da prefeitura, diante de consulta de CIDADÃO.
Segundo apurou a assessoria, a arrecadação chegou até mesmo a ter um aumento justificado pelo fato de que este ano o IPTU começou a ser pago em fevereiro, fazendo com que dois meses (fevereiro e março) entrassem no cômputo da arrecadação do tributo, enquanto que, em 2008, a arrecadação teve início somente em março. Essa diferença é da ordem de 10%.
Na arrecadação por meio de repasses, houve redução de 3% do total geral, motivado pela redução do FPM Fundo de Participação dos Municípios que caiu nada menos que 30%; já os repasses do ICMS apresentaram aumento de 11%, e o IPVA arrecadou 7% a mais do que 2008.
As arrecadações de janeiro e fevereiro e a estimada de março são maiores do que as dos meses de outubro e novembro de 2008. Apenas dezembro do ano passado supera as arrecadações dos primeiros meses de 2009, porque em dezembro houve REFIS dos débitos municipais e maior repasse de ICMS por conta do final de ano. No acumulado, acredita-se que o primeiro trimestre de 2009 deva ultrapassar em 4% do que foi arrecadado (arrecadação própria e repasses) nos quatro primeiros meses de 2008.