Neste domingo, 29, por volta das 15h30, o funcionário do Frigorífico Mozaquatro Flávio da Costa Tobal foi sugado por uma máquina de moer ossos no setor de graxaria. Flávio teve queimaduras de 2º grau nas pernas e faturou o fêmur. Ele se encontra internado na UTI da Santa Casa de Fernandópolis e seu estado de saúde é estável.
Durante a operação foram necessários, além da guarnição do Corpo de Bombeiros - que era composta pelo cabo Acácio e soldados Servante e Viscardi seis funcionários do frigorífico.
Segundo o cabo Acácio, que comandou a operação, a ocorrência foi considerada atípica e uma das mais graves nos seus 16 anos de carreira. Foi a ocorrência que mais me chocou, a situação era dramática, mas a vítima não entrou em pânico, conseguiu manter a calma e, automaticamente, nos transmitir calma também, desabafou Acácio.
Essa é a segunda ocorrência grave registrada no Frigorífico Mozaquatro, que mesmo desativado, presta serviços a terceiros. Em 2007, o funcionário Elias Pereira da Silva, 32, morreu após a explosão de uma caldeira.
O caso começou no dia 28 de dezembro, quando o caldeireiro - que trabalhava havia oito anos na graxaria - trabalhava na manutenção de uma caldeira. O equipamento explodiu e Elias foi arremessado a quatro metros de altura.
Com muitas queimaduras pelo corpo, ele foi conduzido rapidamente à Santa Casa de Fernandópolis, onde permaneceu por seis dias. Apesar de seu estado piorar a cada dia, somente no quarto dia de internação, quando Elias já havia sido removido para a UTI, o hospital buscou contato à procura de vaga em hospital especializado na região, através da DRS-15.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Casa na época, houve três recusas seguidas da Central de Regulação de vagas. A Santa Casa teria feito contato com hospitais de Catanduva, Bauru e Ribeirão preto, que possuem ala de queimados.
Somente no dia 2 de janeiro, às 8h, veio o aviso de vaga. Elias deveria ser removido para o Hospital do Servidor, em São Paulo. De nada adiantou: dez minutos depois da notícia, ele morreu.