Em horário de pico, cruzamento recebe mais de mil veículos por hora, diz Demutran

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em horário de pico, cruzamento recebe mais de mil veículos por hora, diz Demutran
Pesquisa realizada pela equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Fernandópolis, nesta terça-feira, 17, nos “horários de picos” - das 7h às 8h e das 13h às 14h – revelou que o fluxo ultrapassa mil veículos por hora no cruzamento das três principais avenidas e ruas da cidade: Expedicionários Brasileiros, Líbero de Almeida Silvares, Afonso Cáfaro e rua Brasil.

Já os estudos de tráfego e os manuais de Controle semafórico do DENATRAN preconizam que a contagem de veículos nas aproximações na hora pico é de no mínimo 600 veículos por hora nas principais aproximações.
Confira abaixo o relatório feito pelo DEMUTRAN esta semana


FLUXO DE VEÍCULOS NOS HORÁRIOS DE PICO

Rua Brasil
Das 7h às 8h - 664 veículos/hora pico
Das 13h às 14h - 820 veículos/hora pico

Avenida Expedicionários Brasileiros/sentido Affonso Cáfaro/ Santa Casa

Das 7h as 8h - 796 veículos/hora pico
Das 13h as 14h - 976 veículos/hora pico

Avenida Expedicionários Brasileiros/sentido Centro Shopping

Das 7h às 8h - 1028 veículos/hora pico
Das 13h às 14h - 848 veículos/hora pico

Avenida Líbero de Almeida Silvares/ sentido Expedicionários Brasileiros/Centro
Das 7h às 8h - 408 veículos/hora pico
Das 13h as 14h - 400 veículos/hora pico


Projeto pretende resgatar sentimento cívico de fernandopolenses


O projeto de alteração do trânsito e paisagem das principais avenidas da cidade - Expedicionários Brasileiros, Líbero de Almeida Silvares e Afonso Cáfaro – tem também por objetivo resgatar o sentimento cívico dos fernandopolenses, segundo revelou o Diretor de Planejamento da Prefeitura, Antônio Sérgio Agustini.

Para tanto, será instalado um mastro de, aproximadamente, 10 a 15 metros com a bandeira do município, que terá 40m² na praça onde ficará o busto de Fernando Jacob e a fonte com espelho d´água, na Avenida Affonso Cáfaro.

“Nós queremos que os fernandopolenses, quando passarem por ali, revigorem em seus corações o amor pela cidade. Queremos fazer desse cruzamento o nosso marco zero. É um projeto que pretendemos inaugurar no dia 22 de maio, aniversário da cidade, para resgatar o amor dos munícipes pela cidade. Temos que começar a valorizar os nossos símbolos”, enfatizou Agustini.

A Diretoria de Cultura e Educação de Fernandópolis também prepara projetos para serem, em breve, disseminados na cidade e que têm esse objetivo. Estão envolvidos nesse projeto diversos setores da prefeitura.