Projeto modificará trânsito e visual das principais avenidas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Projeto modificará trânsito e visual das principais avenidas
A prefeitura de Fernandópolis divulgou com exclusividade ao CIDADÃO nesta sexta-feira, 20, que está sendo elaborado um projeto para modificar o trânsito das três principais avenidas da cidade: Expedicionários Brasileiros, Líbero de Almeida Silvares e Afonso Cáfaro.

O projeto consiste em remover a praça Fernando Jacob, conhecida como “Praça da Liberdade”, para dar acesso aos veículos que vêm da rua Brasil rumo à Líbero de Almeida Silvares, que liga o centro aos bairros Brasilândia e Coester.

Serão instalados dois semáforos nesse cruzamento - um na rua Brasil e outro na Expedicionários - e não haverá mais retorno da Brasil para a Expedicionários Brasileiros, como existe hoje.

Será aumentado o canteiro que fica ao lado da Concessionária Faria Veículos, na Afonso Cáfaro, e construída uma pequena praça, onde será colocado o busto do falecido advogado Fernando Jacob, a bandeira do município e ainda uma fonte com espelho d´água com iluminação especial.

Nesse ponto, será instalado mais um semáforo, no sentido Afonso Cáfaro/Centro, e outro na avenida Líbero de Almeida Silvares, no sentido Centro/Expedicionários Brasileiros.

O projeto, considerado “ousado” pelo Diretor de Planejamento da Prefeitura, Antônio Sérgio Agustini, prevê não só a mudanças no trânsito, mas a questão paisagística das avenidas que inclui: mudança de toda iluminação; fiação elétrica e de telefonia passarão a ser subterrâneas; revitalização; padronização de calçadas, mudança na sinalização de solo e aérea, entre outras novidades.

O objetivo é fazer dessas três avenidas o cartão postal da cidade. “Queremos montar nessas três avenidas um protótipo do que nós queremos realizar em toda a cidade. Principalmente na avenida Expedicionários Brasileiros, que tem uma visão linda e privilegiada, que poucas cidades tem”, destacou Agustini.

Para tanto, alguns proprietários de terrenos que estão abandonados ou mal cuidados nessas avenidas, já foram notificados para que façam a conservação da área particular.

O projeto já foi definido, mas ainda precisa ser desenhado e formatado. A prefeitura já entrou em contato com as empresas Elektro e Telefônica, que estão elaborando um projeto e proposta de orçamento.

Uma verba está sendo pleiteada junto ao Governo Federal, através do Ministério das Cidades, vinculado ao Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC). O deputado Federal Julio Semeghini também está envolvido na batalha por verbas e alguns projetos já foram cadastrados no Ministério das Cidades. Outros estão em fase de cadastramento.

Após a liberação da verba, o prazo de conclusão da obra é de 90 dias. Para o prefeito Luiz Vilar de Siqueira, a realização deste projeto é uma questão de honra, uma vez que vários prefeitos tentaram colocar em prática planos semelhantes – principalmente em função de vários acidentes graves que ocorreram nessas avenidas - e nunca conseguiram.