SGS faz auditoria na Alcoeste para viabilizar exportação ao mercado europeu

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SGS faz auditoria na Alcoeste para viabilizar exportação ao mercado europeu
A destilaria Alcoeste recebeu nos dias 16 e 17 de março a visita de Maria Edlund, engenheira de processos da empresa sueca SEKAB, que comercializa o etanol produzido pela Alcoeste nos países europeus. Edlund veio acompanhar a auditoria de verificação realizada pela equipe da SGS, empresa multinacional especializada em controle de qualidade, quantidade e especificações técnicas.

Em junho do ano passado, aconteceu o primeiro embarque de etanol com a verificação dos critérios de sustentabilidade para a Suécia. A operação comercial foi resultado de um contrato pioneiro firmado entre as usinas brasileiras, Alcoeste, COSAN, Guarani e NovAmérica e a empresa Sueca SEKAB, a maior compradora de etanol brasileiro na Europa.

O acordo é uma iniciativa das empresas envolvidas na operação, no sentido de dar o primeiro passo para um processo de melhoria contínua, com o objetivo de atender a um dos mais exigentes consumidores do mundo. É importante destacar que as usinas foram capazes de atender às exigências do consumidor europeu sem alterar as práticas correntes de operação.

As exigências verificadas pela SGS foram: redução da emissão de dióxido de carbono, patamares mínimos de mecanização da colheita, compromisso com a conservação de áreas de mata nativa, tolerância zero ao trabalho infantil e não regulamentado, respeito aos pisos salariais do setor e adesão e cumprimento das metas estabelecidas pelo protocolo agroambiental (etanol verde).

“Toda a equipe da Alcoeste e da Agrícola Arakaki esteve empenhada em colaborar para que as exigências estabelecidas pela SEKAB fossem atendidas. Isso nos coloca em um patamar bem distinto no setor sucroenergético”, disse Samara França, engenheira ambiental da Alcoeste.