Itamar articula Projeto Município Verde em todo o interior paulista

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Itamar articula Projeto Município Verde em todo o interior paulista
"Com o Projeto Município Verde o governador José Serra colocou o meio ambiente na pauta. Tirou do discurso e do papel e passou para a prática uma prioridade paulista".A frase é de Itamar Borges, ex-prefeito de Santa Fé do Sul, que esta na coordenação de articulação do Projeto Município Verde, do Governo de São Paulo (é um dos projetos de maior prioridade e abrangência do governo estadual pois, tem relação com todas as áreas e todas as cidades). A escolha de Borges para o cargo, feita por Serra e pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, deve-se ao fato de Itamar, à frente da Prefeitura de Santa Fé do Sul, no ano passado, ter levado o município à condição de primeira cidade do Estado no Projeto Município Verde, entre os 614 municípios paulistas que assinaram o termo de adesão ao projeto. À época, apenas 44 dessas cidades obtiveram nota igual ou superior a 8,0, condição indispensável à obtenção do Certificado de Município Verde. "O fato de ter uma nota ambiental elevada no município significa melhoria na qualidade de vida e é também o atestado de que o seu prefeito foi um prefeito nota 10. Ele fez tudo direitinho, fez a lição de casa bem feita", disse o secretário Graziano.

O Projeto Município Verde tem um corpo técnico coordenado pelo assessor executivo do Meio Ambiente, José Walter Figueiredo, e como gerente, o chefe de gabinete Ubirajara Sampaio de Campos, Itamar coordena a articulação e se incumbe do incentivo à participação, conscientização e ao envolvimento dos prefeitos paulistas no projeto, aos quais aponta os benefícios que os municípios podem obter, caso conquistem o certificado de Município Verde. "Obtendo o certificado, o município passa a ter prioridade em todos os programas do Governo Estadual", explica ele.

DIRETIVAS AMBIENTAIS

De acordo com a agenda ambiental paulista desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente, os municípios são avaliados a partir de dez diretivas, capazes de mensurar a qualificação das cidades para a obtenção do Certificado. Tais diretivas envolvem: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso de Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. "O trabalho de articulação e conscientização dos prefeitos para a importância de sua participação no projeto é de fundamental, pois são muitos os novos prefeitos, que terão contato pela primeira vez, na prática, com as questões ambientais", diz Itamar. Segundo ele, "ao dinamizar a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano tornou possível o velho sonho de todos de promover a qualidade de vida às populações, seja das cidades pequenas, seja das metrópoles paulistas ".