Aprendizado e prática: assim tem sido o programa de treinamentos ministrados na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis. Durante o mês de fevereiro, técnicos e auxiliares de enfermagem do hospital participaram de um treinamento sobre ressuscitação cardio pulmonar.
O treinamento foi ministrado por 28 enfermeiras da Santa Casa que dividiram os colaboradores em pequenos grupos de oito pessoas. O método foi utilizado para que os participantes tivessem um melhor aproveitamento tanto na parte teórica como na prática, onde puderam fazer simulações de atendimento de emergência de parada cardio pulmonar.
Para Márcia Conceição de Oliveira, técnica de enfermagem da Santa Casa, a experiência foi ótima. É muito importante a realização desses treinamentos porque são através deles que podemos tirar as dúvidas e aprender novas técnicas de atendimento, além de colocar na prática o que conhecemos na teoria, diz Márcia, satisfeita com o aprendizado.
Para os próximos dois meses, o núcleo de enfermagem já programa o calendário do programa de aperfeiçoamento. Ainda neste mês, os colaboradores seguem com o tema Atendimento ao paciente com dor. Em abril, vão aprender sobre Acolhimento ao cliente hospitalar. Já no mês de maio, os participantes dão continuidade aos treinamentos sobre Curativos de cirurgia plástica.
Sabemos que para atingirmos a melhor qualidade no atendimento é preciso investir na capacitação dos nossos colaboradores. Esses aprimoramentos são essenciais não só para os profissionais, como também para a segurança dos nossos pacientes, ressalta Eliane Barreto, gerente de enfermagem da Santa Casa.
Atualmente, 241 colaboradores (incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares) integram a equipe de enfermagem do hospital.
Os cursos e treinamentos ministrados na Santa Casa fazem parte do programa de aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade na assistência prestada aos pacientes.