A Lei Maria da Penha é a grande responsável pela diminuição dos casos de violência contra as mulheres em Jales. O Jornal de Jales teve acesso a estatísticas da Delegacia de Defesa da Mulher que mostram claramente que, desde a edição da lei, em setembro de 2006, o número de agressões caiu aproximadamente 30%.
Em 2007, a DDM instaurou 139 inquéritos policiais baseados na Lei Maria da Penha. Durante aquele ano, foram feitas 15 prisões em flagrante. Já em 2008, o número de inquéritos baixou para 102 e só quatro flagrantes foram necessários.
Para a delegada Cristiane Camargo Braga, titular da DDM, as medidas de proteção, requeridas ao Judiciário, também contribuem para inibir os agressores. Tais medidas, como afastamento do agressor do lar, proibição de aproximação ou contato com a mulher, entre outras, surtem efeito significativo.
Para ela, outro fator que intimida os violentos é a rede de apoio colocada à disposição das agredidas. Além da própria DDM, podem ser acionados o Plantão Policial Permanente, Polícia Militar, OAB, Casa Abrigo, Promotoria de Justiça. Equipe de Perícias Médico-Legais, PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), Projeto Sentinela e Ambulatório de Saúde Mental.
A delegada também elogiou a postura do Poder Judiciário de Jales que, via de regra, autoriza as medidas de proteção.