Com a crise financeira internacional, comerciantes revelam ter medo de não obter lucro nas vendas ovos de Páscoa em 2009
Nem bem os confetes e as serpentinas do Carnaval saíram de cena e já entraram os ovos de Páscoa. No início desta semana, a maioria dos supermercados de Fernandópolis foi decorada com ovos de chocolate de vários tamanhos, marcas e sabores.
O que é motivo de alegria para uns, porém, é para outros um momento de grande preocupação. Nesse último caso estão os comerciantes, que tiveram pelo menos dois motivos para estar receosos.
O primeiro é a crise econômica internacional que atinge a todos. O segundo é com relação à Substituição Tributária (ST) que até o ano passado era recolhida pelos supermercados.
Este ano o imposto passou a ser recolhido pelos fabricantes de chocolate - que por sua vez repassarão o valor ao supermercado. Isso gera um acréscimo no valor total do produto. Devido ao aumento do preço dos ovos de chocolate e, em função da crise, os empresários temem que as vendas caiam em 2009.
É o caso de um gerente de supermercado da cidade, que preferiu não ser identificado; ele que disse que as vendas estão devagar desde que os ovos foram montados nas parreiras. As vendas estão fracas esse ano, creio que é por causa da crise. A gente teme não vender, afirmou o gerente.
A mesma preocupação tem o gerente de outro supermercado. Com a crise está devagar, disse. Outro grande supermercado da cidade preferiu aguardar mais uma semana para colocar os ovos à venda. Outro, com desfalque nas parreiras, exibe o produto para tentar atrair a atenção dos consumidores que se revelam cada vez mais exigentes.
Quem pode dar um bom exemplo dessa exigência é a empregada doméstica Rosimara Prates Borges, 34, que tem dois filhos e não tem como fugir do gasto extra nessa época. Todo ano tenho que comprar um ovo de Páscoa para cada um. O pior é que eles querem os mais caros. Querem aqueles que vêm com brinquedos dentro e que são o olho da cara. Não tenho condições, acabo dando uma mais simples que não pese tanto no meu bolso, disse Rosimara.
Em Fernandópolis, o preço do ovo de páscoa subiu em média de 10% a 20% em relação ao ano passado. Mesmo com o aumento, alguns poucos comerciantes decidiram arriscar e comprar em grande quantidade, apostando na sorte.
É o caso do gerente o supermercado Suprebem, que acredita que a expectativa de vendas para esse ano chegue a 30% em relação ao ano passado. O mesmo garantiu o supermercado Pejo, cuja administração garante já ter começado com uma venda superior à do ano anterior.