Deputado federal Devanir Ribeiro (PT) confirmou a presença da ministra Dilma Rousseff na região, em maio, para assinar a licitação
Por telefone, o deputado federal Devanir Ribeiro (PT) informou na última quinta-feira, 5, que a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, estará na região de Fernandópolis em maio, para a assinatura e autorização da licitação da obra da Ferrovia Norte-Sul, no trecho compreendido entre Anápolis (GO) e Estrela DOeste (SP).
Devanir Ribeiro revelou que o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves, considera perfeitamente viável a proposta do coordenador da Força-Tarefa do Pólo Logístico de Água Vermelha, Carlos Lima, de instalar em Fernandópolis o canteiro de obras da empresa que vencer a licitação, nos moldes do que foi feito na década de 70, quando, antes da construção da Usina de Água Vermelha, foi implantado o Núcleo da Cesp na zona sul da cidade.
O presidente disse que poucas cidades têm a infra-estrutura de Fernandópolis em áreas fundamentais como Educação e Saúde, disse o deputado. Obras desse porte precisam dessa infra-estrutura para os técnicos e operários, completou.
De acordo com o projeto da ferrovia, as obras deverão ter início em agosto.
NORTE-SUL
O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1550 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Medida Provisória de 9 de maio de 2008, da Presidência da República, incorporou os trechos Açailândia (MA) a Belém (PA) e Anápolis (GO) a Panorama (SP), passando por Estrela DOeste, ao traçado inicialmente projetado. A Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão.
A ferrovia foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e ao Sudeste, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
O Ministério da Casa Civil e os técnicos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento entendem que a integração ferroviária das regiões brasileiras será o agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do país, na medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro - com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km2, correspondendo a 21,84% da área territorial do país, onde vivem 15,51% da população brasileira - ao oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento dessa região, fortalecendo a infra-estrutura de transporte necessária ao escoamento da sua produção agropecuária e agro-industrial.
RENDA INTERNA
Inúmeros benefícios sociais estão surgindo com a Ferrovia Norte-Sul. A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação contribui para o aumento da renda interna e para o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, a geração de divisas e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população da região.
O grande desafio de Fernandópolis será captar e construir os terminais de carga. Se sairmos na frente, teremos chances de conquistar para a cidade esses entrepostos que gerarão empregos e grandes recursos em impostos, analisou Carlos Lima.
Para o empresário, Fernandópolis possui trunfos importantes, como os armazéns da Ceagesp e do IBC. Mas é preciso ir à luta, falar com os executivos das grandes empresas e com o governo federal enfim, fazer a lição de casa, receitou Lima.