FEF é sede de encontro do Programa SuperAção

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF é sede de encontro do Programa SuperAção
A FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) foi sede na última semana do curso de formação básica continuada do Programa SuperAção Jovem para a escolas de tempo integral. O evento reuniu professores de seis diretorias de ensino: Fernandópolis (que recepcionou o curso), Araçatuba, Andradina, Birigui, Votuporanga e Jales. Aproximadamente 230 profissionais participaram no curso na quarta-feira, dia 4 de março.

O Programa SuperAção Jovem é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Cenp (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas) e o Instituto Ayrton Senna. O principal objetivo do programa é a utilização de uma metodologia inovadora para abordagens diferenciadas do jovem na escola. “Por meio dessa metodologia, o jovem é estimulado a ver que ele é solução e não o problema, que é produtivo, tem vez e voz”, explica Deise Cristina Siqueli, supervisora de ensino.

Ela conta que nos últimos dois anos o foco do SuperAção foi a formação leitora do jovem. Para 2009, também entra no programa a matemática voltada para a resolução de problemas. O SuperAção integra o conteúdo das sétimas e oitavas séries do ensino fundamental e é oferecido por meio de três oficinas: hora da leitura; experiências matemáticas e uma terceira oficina que a escola tem a opção na escolha do tema (saúde e qualidade de vida ou orientação para estudo e pesquisa).

O evento da última semana marcou as orientações para o SuperAção em 2009 e ainda promoveu a troca de experiências entre os profissionais que já têm atuado na área. Segundo Deise Siqueli, o sucesso é evidente. “Já pudemos perceber que houve um ganho muito grande de formação de leitores. Os alunos estão lendo mais, por prazer, buscando nessa leitura a resolução de problemas.”

Além de Deise Siqueli, em Fernandópolis o programa conta ainda com a supervisão de Adélia Menezes da Silva, dirigente regional de ensino e a coordenação do professor Neuclair Félix Nascimento, que também participaram do evento. “Gostaríamos de agradecer muito à FEF por mais essa parceria. A Fundação é também nossa parceira em outros programas como o Escola da Família e sempre está de portas abertas para nos receber”, completa Deise Siqueli.