Ayres da Cunha instalará frigorífico de ovinos em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Ayres da Cunha instalará frigorífico de ovinos em Fernandópolis
A Zippy Alimentos anunciou ontem a implantação de um frigorífico de ovinos em Fernandópolis, o segundo do setor a ser aberto no Brasil. A novidade foi anunciada pelo empresário Ayres da Cunha Marques ao prefeito Luiz Vilar de Siqueira, durante reunião no Paço Municipal. O empreendimento oferecerá 200 empregos diretos até o final do ano em Fernandópolis.
Vilar ressaltou a importância econômica do investimento para Fernandópolis e região. “A oportunidade de contar com esse frigorífico pioneiro nos tornará fornecedores do mercado nacional. Além dos 200 empregos diretos na cidade, teremos a abertura de muitos outros empregos gerados pelas pequenas e grandes propriedades produtoras de ovinos na região, investindo na geração de renda. Certamente teremos vários investimentos por parte dos criadores de Fernandópolis e região”, disse o prefeito.

No Brasil existe apenas um frigorífico voltado especificamente ao abate de ovinos e caprinos, instalado no Rio Grande do Sul.

A Zippy já possui em Fernandópolis uma granja, na marginal da rodovia Euclides da Cunha. Com o novo empreendimento vai implantar o frigorífico para abate de ovinos, utilizando 40% da produção local. A área está sendo levantada pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável para atender as especificações técnicas do setor.

“Inicialmente vimos uma área em outra cidade da região, mas escolhemos Fernandópolis devido à localização estratégica para distribuição dos nossos produtos. Outro fator fundamental foi o bom relacionamento que mantemos com o prefeito Luiz Vilar, que dispôs de toda a sua equipe para agilizar a nossa implantação. Aqui, sempre tivemos vários parceiros, como o empresário Kosuke Arakaki”, ressaltou Ayres da Cunha, que tem como parceiro no empreendimento o empresário Ângelo Augusto Ferrari, que também participou do encontro.


CRIADORES
Na região de Fernandópolis 10 municípios têm criação de ovinos, gerando cerca de 50 mil cabeças por ano. As informações foram oferecidas por Humberto Cáfaro, que representou o Nucrio – Núcleo de Criadores de Ovinos durante o encontro. Ele apresentou as condições atuais do mercado. “Agora, a partir deste anúncio, vamos nos organizar para atender a demanda do frigorífico aumentando a produtividade, investindo ainda mais no setor em Fernandópolis e expandir para as cidades”, explicou.
A expectativa inicial é de que o frigorífico seja abastecido com 40% da produção regional e 60% de ovinos de diferentes regiões brasileiras.
No final da reunião o prefeito determinou à Diretoria de Desenvolvimento, através do diretores Luis Arakaki e Neoclair Morales para que viabilizem a área e a documentação necessárias para que o projeto seja implantado o mais rápido possível.