Conselho Tutelar adverte pais de alunos faltosos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Conselho Tutelar adverte pais de alunos faltosos
Em 2008, a incidência de faltas às aulas foi muito alta, com algumas escolas registrando mais de 100 alunos “gazeteiros”

O Conselho Tutelar de Fernandópolis enviou, esta semana, comunicado à imprensa local clamando por maior participação dos pais em relação à frequência dos filhos em sala de aula.

De acordo com o conselheiro tutelar João Batista dos Reis, a Lei 1166/08 diz que a escola é obrigada a informar aos pais, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude quando o aluno atingir entre 20 e 25% de faltas.

Ainda segundo João, em 2008, o índice de faltosos foi muito alto, chegando a receber relações de escolas com nomes de até 100 alunos com problemas de faltas. “No início das aulas é grande o número de pessoas que nos procuram para conseguirmos vagas nas escolas, bem com a transferência de período. No decorrer do ano, nos deparamos com um número muito grande de faltas e evasão escolar, por isso enviamos uma mensagem aos pais para que mudem esse quadro em 2009 e façam um acompanhamento mais ativo na vida escolar do filho”, alertou Reis.

Para que o problema não volte a se repetir este ano, o conselheiro dá algumas sugestões aos pais, como ir à escola dos filhos e participar ativamente das atividades que são oferecidas; conversar com os professores sobre o desempenho de seus filhos; caso os filhos estejam com alguma dificuldade em sala de aula, devem pedir orientação aos professores para saber como ajudar em casa; comparecer às reuniões, dar opiniões; mostrar aos filhos que, quanto mais eles estudarem, maiores serão as oportunidades profissionais e pessoais; ajudar nos deveres de casa.

“Vamos dar a nossa contribuição para o engrandecimento de nossas crianças e adolescentes desde o início para termos um ano de grande aproveitamento. Somente assim poderemos colher bons frutos”, concluiu João Batista dos Reis.