Nos últimos dias, foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses quatorze animais de grande porte, que transitavam em locais e vias públicas. A medida faz parte da decisão conjunta da Prefeitura de Fernandópolis e da Diretoria Municipal da Saúde, que querem tirar esses animais de circulação.
Seus proprietários terão prazo de cinco dias, a partir da data de apreensão, para retirá-los do Centro de Zoonoses. Caso não forem procurados, ficarão sob a guarda da prefeitura e podem ser leiloados.
Para retirar os animais, os proprietários devem apresentar documentos de posse assinado por duas testemunhas idôneas e pagar as despesas, que variam entre 1 e 6,26 URM por dia de manutenção dos animais.
Além disso, os proprietários, que já tiveram seus animais apreendidos foram multados entre 1,88 a 5,01 URM. O URM Unidade de Referência do Município de Fernandópolis é de R$ 156,41.
A medida foi tomada em decorrência das várias reclamações da população quanto aos riscos que animais de grande porte oferecem nas vias públicas.