O promotor de Justiça Denis Henrique Silva, da 2ª Promotoria de Fernandópolis, instaurou inquérito civil contra a ex-prefeita de Fernandópolis, Ana Maria Matoso Bim, para averiguação de possível lesão ao meio ambiente natural. A portaria (nº 07/2009) foi assinada no último dia 9.
O caso teve início após representação de autoria de Edijair Martins Tosta, integrante do PP de Fernandópolis, que denunciou a intervenção da Prefeitura Municipal de Fernandópolis em Área de Preservação Permanente (APP), situada na represa municipal de Fernandópolis (Beira Rio). O objetivo das obras é a urbanização e calçamento do entorno da represa.
Denis Henrique considerou que está ocorrendo dano ambiental consistente nas condutas comissiva e omissa da Prefeitura Municipal em não preservar a APP. O promotor requisitou ao Departamento de Estado de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) que proceda a nova vistoria da área, fornecendo laudo sobre qual a degradação ambiental sofrida e as medidas compensatórias adequadas no prazo de 30 dias. A ex-prefeita Ana Bim não foi localizada para comentar a denúncia.