O número de acidentes de trânsito em Fernandópolis apresentou queda de 23,48% em 2008. Segundo um relatório do 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), em 2007 foram registrados 1.307 acidentes de trânsito; já no ano passado, o número caiu para 1.083.
Entre os automóveis que mais se envolveram em acidentes estão os carros de passeio e camionetas, com um total de 1.383. As motocicletas continuam sendo as grandes vilãs dos acidentes apresentando maior número de vítimas - 654 motocicletas foram sinistradas em 2008.
Segundo uma estatística da PM, a maior incidência de acidentes com vítimas ocorre nas avenidas de trânsito rápido: cerca de 73% dos casos. 47% dos acidentes acontecem nos cruzamentos.
Entre os dias da semana, a segunda-feira é considerada uma das recordistas, com 16%, perdendo apenas por 1% para a sexta-feira, que lidera a lista. Já o horário de maior fluxo de veículos é das 16h às 18h e em segundo lugar, vem o horário das 18h às 20h. Quanto aos que mais se envolvem nos acidentes, os jovens do sexo masculino são os que lideram a lista.
Segundo o 1º Tenente da PM Comandante Interino, Mário Luciano Siconeli, os acidentes no trânsito geralmente estão relacionados à desatenção dos motoristas, ao desrespeito às sinalizações, como a de parada obrigatória e ao excesso de velocidade.
Os fatores que influenciaram na redução dos números de acidente em 2008, se devem à intensificação do policiamento de trânsito por parte da Polícia Militar, o trabalho de conscientização de condutores e pedestres e também a melhoria da sinalização da via Pública, afirmou Siconeli.