Funec repudia trote físico no campus

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Funec repudia trote físico no campus
A Funec - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - repudiou através de nota oficial os trotes físicos e o ocorrido com a estudante Priscila Vieira Rezende Muniz, de 18 anos e grávida de três meses, que sofreu queimaduras nas costas, coxas e cotovelos depois que uma estudante do 2º ano de Pedagogia atirou-lhe um líquido, supostamente mistura de solvente e desinfetante.

Priscila está matriculada no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na noite de segunda-feira, ela foi ao capus apenas para conhecer o local, já que não haveria aula. Repentinamente, a outra garota se aproximou e jogou o líquido sobre ela. Logo ela sentiu a pele ardendo e náuseas. Foi levada até a Santa Casa de Santa Fé do Sul, onde ficou em observação até terça-feira. "Tive medo de perder o bebê", disse Priscila.

O pai da estudante registrou boletim de ocorrência no Plantão Policial. O caso está sendo tratado como lesão corporal. A seguir, a nota distribuída pela Funec.


Nota oficial
A Fundação Municipal de Educação e Cultura – Funec da Estância Turística de Santa Fé do Sul lamenta profundamente o incidente envolvendo alunas, ocorrido no dia 9 de fevereiro de 2009. A Funec proibiu o trote dentro dos campi porque é uma Fundação que preza pelos direitos do aluno e respeita a integridade física, psíquica e moral do indivíduo. Dessa forma, a Funec proibiu os costumeiros trotes e aderiu ao trote cultural.

Bem diferente dos trotes que são físicos, dentro da Funec, o trote foi música, totalmente cultural. Após a apresentação dos professores aos alunos, foi feito um show de MPB no pátio da Funec.

A Funec contou com o apoio das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal para impedir que acontecessem trotes dentro dos campi. Com o apoio das Polícias, não houve nenhum incidente dentro dos campi da Fundação.

Segundo a Presidente da Funec, doutora Anésia Sodré Coelho, o trabalho é educacional. “A chegada do aluno na Faculdade precisa ser agradável, acolhedora, e não traumatizante. Foi pensando em recepcionar os nossos alunos que criamos o trote cultural. O nosso intuito é estabelecer o respeito mútuo. Queremos que os nossos alunos sejam conscientes e respeitem a integridade física do próximo. Recebemos os nossos alunos calorosamente na Funec e lamentamos o ocorrido”.


Medidas
A Fundação entende que não pode se responsabilizar por ações de estudantes fora do espaço geográfico de seus campi. Contudo, a Funec aguardará o esclarecimento dos fatos e tomará as medidas cabíveis