A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis adquiriu um novo aparelho de raio-X, que foi entregue nesta segunda-feira, dia 9, por José Sequini Júnior, provedor do hospital, acompanhado por autoridades e membros da mesa administrativa, do corpo clínico, da equipe de enfermagem e de colaboradores do hospital. A cerimônia foi realizada no setor de imagem da Santa Casa. O aparelho faz parte do programa de atualização de equipamentos e modernização da estrutura do hospital.
O conjunto radiológico Multix B é um aparelho de radiologia voltado para atendimento geral. O equipamento permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdômen e extremidades com o paciente em diversas posições. Com o aparelho, os pacientes poderão ser examinados em macas e em exposições laterais na própria mesa. A mesa possui display digital e teclado de membrana para livre seleção de parâmetros radiográficos. O aparelho é do tipo solo-mesa, ou seja, apoiado somente no chão e não no teto ou nas paredes, facilitando limpeza e instalação, além de tornar mais simples sua operação.
O gerador de raios-X fica embutido embaixo da mesa de exames, estabelecendo um novo padrão em economia de espaço e design. Trata-se do primeiro equipamento médico produzido no Brasil a receber uma certificação de conformidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
De acordo com Sequini, o novo aparelho irá suprir as necessidades do hospital, que realiza mensalmente uma média de 2.600 exames de raio-X, sendo cerca de 1.500 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A demanda crescia e nossos aparelhos não davam conta. Entre reformar e comprar um novo, optamos por adquirir um equipamento novo, de última geração, que vai atender nossos pacientes com a qualidade que eles merecem, revela Sequini.
A Santa Casa possuía dois aparelhos de raio-X no setor. Com a chegada do equipamento, fabricado no Brasil, um deles foi desativado para dar lugar ao novo e moderno raio-X.
Representando o Poder Judiciário, Evandro Pelarin, juiz titular da 1ª Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude, fez questão de deixar seu depoimento de confiança na Santa Casa de Fernandópolis. Meus filhos nasceram aqui. Tenho total confiança no corpo clínico do hospital e no trabalho realizado com eficiência por médicos, enfermeiros e funcionários da Santa Casa, disse o juiz.