O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) decidiu que os quase 1,5 mil eleitores do município de Guarani DOeste, da comarca de Fernandópolis, deverão voltar às urnas no próximo dia 29 de março.
A eleição de 5 de outubro passado, vencida pelo petista Marco Caboclo, foi anulada. Caboclo, cuja candidatura havia sido indeferida, concorreu sustentado por liminar.
Sobre ele, pesa a acusação de não haver aplicado na pasta da Educação, durante seu mandato de prefeito entre 2005 e 2008, os 25% mínimos exigidos por lei.
Com as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), decisão ratificada pela Câmara Municipal de Guarani DOeste, Caboclo recorreu ao TSE. O recurso ainda não foi julgado.
Seu oponente, o ex-prefeito Jaime Fiomaro, também terá dificuldades para disputar o pleito: sobre ele, recai processo de improbidade administrativa, oriundo da gestão 2001/2004.
Haverá convenções partidárias ño próximo dia 18. Por enquanto, quem responde interinamente pela prefeitura do município é o vereador Antonio Gonçalves Barbozane. Os vereadores eleitos em 5 de outubro já foram empossados e estão na ativa desde o dia 1º de janeiro.