Ouvidoria é garantia de comunicação entre povo e prefeito

20 de Agosto de 2025

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Ouvidoria é garantia de comunicação entre povo e prefeito
Uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 28, conferida pelo ouvidor geral de Fernandópolis, Carlos Takeo Sugui, teve como pauta a representatividade do munícipe junto à Administração Municipal, a garantia de seus interesses e a eficiência do setor público.

A Ouvidoria foi criada para atuar no pós-atendimento e na mediação de conflitos entre o cidadão e a administração. Um canal de opiniões, reclamações e denúncias, baseado nos princípio da ética e da transparência, como destacou Carlos Sugui: “A missão deste canal condutor é promover a aproximação do munícipe com a administração pública através do atendimento de suas manifestações, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população”.

Durante a entrevista, o ouvidor conferiu ao órgão a tarefa de interpretar as críticas e sugestões sobre os serviços e atendimentos prestados pela Administração Municipal, e delas tirar oportunidades de melhorias. “Uma demonstração de engajamento que se torna instrumento de inclusão social”, disse Sugui.

Toda a população pode se socorrer da Ouvidoria, por meio de manifestações, necessariamente identificadas (Constituição Federal de 1988, cap. I, art. 5º, parágrafo IV), com os seguintes dados:

• Identificação do manifestante *
• Endereço completo
• Meios disponíveis para contato
• Informações sobre o fato e sua autoria
• Data e assinatura do manifestante

* Excepcionalmente, quando for requerido sigilo, será preservada a identificação do manifestante.

QUANDO PROCURAR A OUVIDORIA
• Quando receber resposta insatisfatória ou não receber resposta;
• Quando receber atendimento inadequado ou nenhum atendimento;
• Quando identificar irregularidade cometida por funcionário público.

COMO ENTRAR EM CONTATO
• Pessoalmente no endereço: Rua São Paulo, 1680; Centro
• Por carta;
• Por telefone: 0800-772.4550;
• Por e-mail: ouvidoria.fernandopolis.sp.gov.Br