Na última segunda-feira, durante a entrevista coletiva do prefeito Vilar que divulgou a parceria entre a AVCC e o Hospital do Câncer de Barretos, o médico e diretor de Saúde de Fernandópolis, José Martins Filho, explicou alguns detalhes desse convênio.
O diretor esteve em Barretos para conhecer o plano. Explicou que na AVCC acontecerá o atendimento inicial e o de média complexidade, que engloba consultas, pequenas cirurgias e quimioterapia.
Martins Filho contou que Henrique Prata, diretor da Fundação Pio XII, gostou muito de Fernandópolis e quer que a parceria realmente aconteça. Ele conheceu Fernandópolis durante uma Expô e gostou muito da cidade. Na visita à AVCC, Prata perguntou se o terreno ao fundo da instituição pode ser usado para ampliações. Respondemos que, se precisar, ele será desapropriado, disse.
O médico garantiu que a Fundação Pio XII não vai interferir no comando da AVCC: ela continuará sendo gerida pelos seus voluntários. É apenas um sistema de co-gestão, no qual virão milhões de reais em verbas da saúde, assegurou. Se perdemos esta oportunidade, teremos que encaminhar os pacientes para Jales, e depois para Barretos.