O empresário e deputado federal Vadão Gomes, proprietário do grupo Estrela Alimentos, do qual faz parte o Frigoestrela, de Estrela DOeste, apresentou à Justiça daquela cidade uma proposta não-detalhada de recuperação judicial da empresa.
O projeto foi entregue no Fórum de Estrela DOeste na tarde de segunda-feira, último dia do prazo dado pelo juiz Adilson Vagener Balotti. O plano definitivo será apresentado em 60 dias, garantiu Vadão.
A propositura do pedido de recuperação judicial da empresa, baseado na Lei 11.101, de 9 de fevereiro de 2005 considerada por muitos juristas como a nova lei de falências do Brasil, aconteceu poucas semanas após o início da crise econômica mundial, desencadeada em setembro do ano passado.
Vadão justifica o pedido com base nos prejuízos decorrentes do rompimento de contratos de exportação e a alta do dólar. Em 30 dias, a empresa espera aumentar sua atual produção - entre 25% e 30% da capacidade instalada para 50%. Em 60 dias, esperamos aumentar a produção em outros 50%, acredita o deputado-empresário.
O juízo da Comarca de Estrela DOeste publicará o edital nos próximos dias. Se houver impugnação do projeto apresentado pela empresa, o juiz Balotti convocará uma assembléia de credores para analisar a proposta do frigorífico.