A Diretoria Municipal da Saúde de Fernandópolis comunicou esta semana que a partir do dia 1º de fevereiro os animais de grande porte que forem encontrados transitando em locais e vias públicas serão apreendidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses.
Assim, eqüinos, caprinos, ovinos, bovinos e muares ficarão apreendidos até que os proprietários reclamem por eles. O prazo de reclamação será de cinco dias a partir da data de apreensão. Os animais que não forem procurados ficarão sob a guarda da Prefeitura e podem ser leiloados.
Para retirar os animais, os proprietários deverão apresentar documentos de posse assinados por duas testemunhas idôneas e pagar as despesas, que variam entre 1 e 6,26 URM por dia de manutenção dos animais. Além disso, o proprietário será multado entre 1,88 a 5,01 URM. O valor da URM Unidade de Referência do Município de Fernandópolis é de R$ 155,42.
Segundo a assessoria do prefeito, a medida foi tomada em decorrência das várias reclamações da população quanto aos riscos que animais de grande porte oferecem nas vias públicas. O maior número de registros acontece na Zona Oeste, que engloba os bairros do Centro, Estádio, Por do Sol, Parque Universitário, Paulistano e Redentor, mas há reclamações em todos os setores periféricos da cidade.