Alfredo Scarlatti Sobrinho: o “homem de confiança”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alfredo Scarlatti Sobrinho: o “homem de confiança”
Por 22 anos, Alfredo Scarlatti Sobrinho – ex-diretor de finanças da prefeitura - foi intitulado como símbolo de “homem de confiança” por ter permanecido em um cargo de primeiro escalão por tantos anos.

Alfredo entrou na administração quando o prefeito era seu amigo Newton Camargo de Freitas, em 1983. Na ocasião, ele morava em Jundiaí e tinha vindo passar as férias na cidade. Por força do destino, eles se encontraram e o convite foi feito.

Scarlatti, que havia trabalhado por 30 anos no Banco Bandeirantes de Fernandópolis e estava aposentado desde 1979, de pronto aceitou ao convite e veio de mudança para a cidade onde já havia morado por mais de três décadas.

Com garra, honestidade e competência, Alfredo esteve à frente da diretoria de finanças e passou pela administração dos prefeitos Newton Camargo de Freitas, Luiz Vilar de Siqueira, Armando Farinazzo, Adilson Luiz Campos, Rui Okuma e Ana Maria Matoso Bim.

Avesso a certas tecnologias, Scarlatti sempre trabalhou com uma simples máquina de datilografar e calculadora, mesmo quando diversos setores da prefeitura eram informatizados.

Dono de uma inteligência e memória mnemônica inigualável, Alfredo sempre impressionou pela precisão e domínio de seu trabalho. Para ele, ser honesto e íntegro não é motivo de orgulho: é obrigação.

“Quando ouço dizerem que fui o homem de confiança da prefeitura não me orgulho, pois tenho a honestidade como obrigação. Mas como vivemos em um país onde se ouve tanto falar em corrupção, ver o oposto se tornou motivo de espanto. Ser honesto não é mais que obrigação do ser humano, não tenho do que me orgulhar”, disse Scarlatti.

Em dezembro do ano passado, Alfredo foi convidado pelo prefeito Luiz Vilar de Siqueira a ocupar um cargo de segundo escalão dentro da prefeitura, mas preferiu não aceitar o convite e deixar a prefeitura para curtir mais a família.

“Eu tenho seis netos e duas filhas. Uma delas mora na praia e eu pouco tive a oportunidade de visitá-la, pois estava sempre muito atarefado. A partir de agora quero me dedicar mais à família, que sempre cobrou a minha presença, e participar da Loja Benjamim Reis. Mas eu ainda tenho muito “gás”, se aparecer uma nova oportunidade de trabalho, sem ser serviço público, eu vou analisar a proposta com carinho”, revelou.

Entre as lembranças dos 22 anos da prefeitura estão os amigos. Sem conseguir conter a emoção, Alfredo declara que embora esteja feliz por estar curtindo mais a família, já está sentindo saudades dos amigos que deixou na prefeitura. “Foram muitos anos de trabalho, deixei grandes amigos ali, pessoas que com certeza eu vou levar para sempre em meu coração”, concluiu, em meio a lágrimas, Alfredo Scarlatti.