No início dos anos 60, o pequeno José foi matriculado no então Grupo Escolar Coronel Francisco Arnaldo da Silva, de Fernandópolis. Ali, ele iria ser alfabetizado. Tímido, com dificuldades de aprendizado, o menino acabou encontrando na diretora da escola alguém que lhe dedicou especial atenção.
Naquele tempo era assim: a cidade era menor, não havia TV nem Internet para isolar as pessoas. Conseqüentemente, os professores conheciam bem cada aluno, cada família. E a diretora conhecia a família de José, sabia adotar as melhores medidas para incentivá-lo e motivá-lo para o estudo. Afinal, há quase meio século, eram comuns casos de crianças que abandonavam a escola sem que os pais tomassem qualquer providência.
Os anos se passaram. José, que trabalhou em diversos misteres (foi mecânico e cobrador de ônibus, entre outras profissões) acabou ingressando no funcionalismo do Estado. Atuando como funcionário de presídios já há longos anos, José percebeu, há algum tempo, que alguma coisa estava faltando em sua vida. Decidiu retomar os estudos e acabou se formando em Economia na cidade de Araçatuba.
José não parou por aí: o convívio com o ambiente universitário ainda que ele fosse bem mais velho do que a média dos estudantes o fez tomar gosto pela coisa. Há cinco anos, José passou no vestibular de Direito da Unicastelo. Há poucos dias, ele concluiu o curso. Na monografia de conclusão, cujo tema é: Guarda Compartilhada: a evolução das leis que normatizam o casamento e a união estável dos homens e das mulheres; ruptura desses vínculos e seus efeitos sobre os filhos, José escreveu a seguinte dedicatória:
Dedico este trabalho às minhas duas mães: Sebastiana Tomás, minha mãe biológica que honradamente me criou e supriu todas minhas necessidades físicas e biológicas; à professora Wandalice Franco Renesto, minha mãe pedagógica, que da mesma forma honradamente, pacientemente e dedicadamente me alfabetizou. A ambas devo tudo o que sou e o que poderei vir a ser. Nosso objetivo nesta vida é ser útil. Caso meu objetivo não seja alcançado, não me sentirei derrotado; voltarei para minha casa com um sorriso nos lábios e lhes direi: -Mães, sou feliz porque tenho vocês!
José foi meu contemporâneo na escola primária, somos amigos há quase 50 anos. A diretora Wandalice é...minha mãe. Assim, acabei sendo o portador da cópia da monografia ofertada a ela pelo Zé. Fui testemunha da sua emoção. Como diria aquele comercial de TV, certas coisas não têm preço.
No dia seguinte, dona Wandalice me entregou o texto abaixo que publico com orgulho. Do Zé e da Dona Wanda.
Parabéns, Dr. José de Paula Bernardo!
Refeita da emoção, da alegria e do sentimento de missão cumprida, desejo expressar-lhe meu agradecimento.
Ao receber cópia de sua monografia de término do curso de Ciências Jurídicas, desde a capa, mentalizei o garoto pequenino, de corpo frágil, que recebi, um dia, no portão da escola Coronel.
Como num filme saudoso, fui rememorando muitos fatos de sua vida (que não vem ao caso relatar), sua mão, irmãos... Senti o coração bater mais forte. São 50 anos de história...
Hoje, você, já de cabelos brancos, após vencer duras batalhas da vida, continua aquele garotinho tímido, de olhos brilhantes e lacrimejantes quando procurava a professora para expor suas dúvidas e necessidades.
Como é lindo sentir isso em você! Oxalá todos os que tiveram as mesmas experiências guardassem esses sentimentos sublimes.
Ao ler sua dedicatória e referenciais pude agradecer a Deus por não permitir que eu perdesse tempo numa profissão tão valiosa como o magistério.
Obrigada, Zé, obrigada Dr. José de Paula Bernardo, por me trazer de volta tão gratas recordações. Nada mais fiz que exercer as funções de mestra e amiga que às vezes se confundem com as de mãe dedicada. Você me fez rever o salmo:
O riacho de Deus está cheio de água, e prepara assim os trigais: regando os sulcos, aplainando os terrões, amolecendo com chuviscos a terra, abençoando seus brotos. Tudo é obra de Deus: a semente caiu em terra boa e deu fruto.
Parabéns pela formatura. Que Deus continue a cobri-lo de bênçãos e que a diplomação de agora produza bons resultados em futuro próximo, de acordo com os seus sonhos.