Funcionários da Diretoria de Obras da Prefeitura estão trabalhando na realização da primeira etapa do Parque de Lazer da Represa Beira Rio. O projeto, que tem o custo estimado em R$ 300 mil, abrange também uma área próxima à represa de 7500 m2, cuja posse foi recentemente reintegrada ao município. O objetivo é oferecer uma opção de lazer ao ar livre para toda a população.
Na primeira etapa foi realizada a limpeza em torno da represa, adequando o local para o recebimento do paisagismo. Para compensar o impacto ambiental, a prefeitura fará o plantio de 200 árvores e a introdução de gramínea. Todas as ações nessa área só puderam ser realizadas mediante autorização do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais). Ainda na primeira fase, será executada parte do calçamento em torno da represa. Todos os serviços dessa etapa estão estimados em R$30 mil.
Reintegração de Posse
A Prefeitura ganhou na Justiça uma ação de reintegração de posse, que foi movida contra a Associação Bancária de Fernandópolis (ABF), e que visava à anulação a doação de uma área de 7,5 mil metros quadrados feita pelo município à instituição.
Por não ter cumprido as cláusulas que estavam no contrato de doação (construção de uma sede social no prazo de três anos), o Executivo entrou com uma ação para anular a doação e pediu a reintegração do imóvel para fins sociais. Na época, a doação foi feita com base na Lei nº 1;350, de 8 de dezembro de 1988. A área ficou abandonada por várias administrações.
O terreno está incorporado ao projeto do Parque de Lazer da Represa Beira Rio e nas próximas etapas poderá abrigar uma concha acústica, área para esportes, quiosques e espaço para teatro ao ar livre, entre outras novidades.