Diretores e coordenadores de 31 escolas que integram a Diretoria de Ensino de Jales/Fernandópolis vieram à Votuporanga, dia cinco de dezembro, para visitar a Unifev a fim de conhecer a estrutura e as novidades que o Centro Universitário traz para 2009. Eles foram recepcionados pelo Presidente da Unifev, João Edson Agostinho, o Reitor, Prof. Dr. Marcelo Lourenço, membros da diretoria, coordenadores e professores.
Na abertura do encontro, o Reitor Marcelo Lourenço apresentou um vídeo institucional e disse sobre a satisfação de receber os dirigentes, uma vez que as parcerias com as escolas da região beneficiam o Centro Universitário, pois é possível estreitar laços e propiciar que os alunos que moram nas cidades vizinhas e estudam na Unifev possam estagiar em seu próprio município. E em contrapartida, anunciou que os professores interessados em cursar pós-graduação, terão descontos nas mensalidades, com a efetivação das parcerias.
Os convidados puderam ver de perto o trabalho desenvolvido com a população, por meio do atendimento realizado na clínica-escola de Fisioterapia pelos estagiários e supervisores, onde são efetuadas mais de 300 consultas gratuitas por mês, além dos 70 laboratórios que o Centro Universitário possui.
A TV e Rádio Unifev foram outros locais visitados. Os dirigentes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos profissionais e dos estagiários que fazem a programação da TV e da Rádio. São todos estudantes ou egressos dos cursos de Comunicação Social da própria instituição.
Puderam ter contato com Artefato Agência Experimental de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que é responsável pela comunicação institucional do Centro Universitário, por meio do contato com a impressa, do agenciamento de coletivas e das confecções de releases e dos informativos Uninterado (público acadêmico) e Evidência (público do Colégio Unifev ensino fundamental e médio).
A biblioteca do Campus Centro da Unifev, referência em toda região, também fez parte do tour. Hoje, ela conta com mais de 25000 visitas mensalmente, 100 mil livros, 2011 títulos de periódicos e seis jornais de circulação nacional e regional.
Após a visita, os dirigentes assistiram a uma palestra com o Prof. Marilan Sales, que teve como tema "Pais educam, professores dão show".
O que muda para 2009?
A Unifev, preocupada com o Plano de Ensino do governo que visa a formar 350 mil professores para educação básica até 2010, reduziu para três anos a duração dos cursos de licenciatura. Segundo Dr. Marcelo Lourenço, isso não significa que a qualidade dos cursos será prejudicada, pelo contrário, a proposta é formar com competência, em prazo menor, para atender ao mercado emergente de professores.
Atualmente, a Unifev está com 42 cursos de graduação, e, destes, oito, são graduações que iniciarão suas primeiras turmas em 2009: Engenharia Elétrica modalidade Eletrotécnica, Gastronomia, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria, produção de Vestuário, Redes de Computadores e Marketing.
A graduação de Medicina foi outro ponto abordado durante a visita. De acordo com o Reitor, ela está muito perto de se concretizar e fechará um ciclo de realizações feitas pela Unifev.
Além das graduações, a Unifev oferece cursos de especialização. O exclusivo acordo de cooperação com a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes de São Paulo na área de pós-graduação é outra novidade. O instituto é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua competência em cursos preparatórios e de pós e está muito satisfeito com a parceria. "A Unifev é um potência aqui na região e será um prazer tê-la com parceira", disse o representante da LFG, Miguel Ludovino