De acordo com atualização do banco de dados do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) o número total de veículos na cidade aumenta acentuadamente mês a mês
Centro da cidade com trânsito intenso, principalmente nos horários de pico, que ocorrem perto do meio-dia e das 18h. Esse é um cenário que já incomoda 10 em cada 10 dos motoristas fernandopolenses, e que, de acordo com a tendência apurada, veio para ficar. Fernandópolis tem hoje 35.854 veículos. A contagem realizada pelo Demutran soma carros, camionetas, camionetes, motos, caminhões, carretas, trucados com carrocerias, guinchos, tratores, ônibus e micro-ônibus.
O Detran também possui números referentes ao total de veículos na cidade, no entanto, segundo informou a Ciretran local, a repartição estadual ainda não totalizou os números deste ano. Se o aumento da frota incomoda os condutores nas ruas, torna-se importante quando o assunto é cofres públicos. Até o fim de outubro, o repasse de IPVA ao município de Fernandópolis totalizou mais de R$ 5,6 milhões. Até o final do ano essa arrecadação, que incorpora o Orçamento Municipal, pode chegar aos R$ 6 milhões. Acompanhe alguns dos números mais relevantes da contagem de veículos na cidade:
Automóveis: 18.728; Motos: 10.993; Camionetas e Camionetes: 3.054; Caminhões: 1.521; Carretas: 736; Carrocerias Trucadas: 536; Ônibus e Micro-ônibus: 200.
Comércio de autos
Este ano, 7987 veículos foram emplacados ou tiveram o nome do proprietário transferido em documento, o registro oficial do veículo, após uma negociação de compra e venda, segundo dados da 85.ª Ciretran de Fernandópolis. Deste total, 2176 é o número total de carros novos registrados no município em 2008, até o final de outubro. Outros 5468 veículos, no mesmo período, estes usados, registraram transferência. A Ciretran também calculou uma média de 798 registros de emplacamento e/ou transferências por mês, ressaltando que estes dados se referem ao período de janeiro a outubro de 2008.