A OSFER (Orquestra de Sopros de Fernandópolis) apresenta seu Concerto de Encerramento no Teatro Municipal Merciol Viscardi, neste domingo, dia 30 de novembro, às 20h, com entrada franca.
O evento é destinado à apresentação das atividades realizadas durante todo o ano com o objetivo de mostrar aos pais e à sociedade a importância do trabalho social da OSFER. No mesmo palco irão se encontrar a Orquestra do Amanhã, a Orquestra do Futuro e a Orquestra de Sopros de Fernandópolis.
A Orquestra do Amanhã é formada por 20 alunos iniciantes da OSFER, que têm de três meses a um ano de estudo musical. Já a Orquestra do Futuro conta com 25 jovens músicos que têm de um a dois anos de aulas no projeto da OSFER.
O projeto de educação musical da OSFER é a porta de entrada para a Orquestra de Sopros, além de um programa sócio-educativo para crianças de baixa renda. Os próprios músicos da OSFER são professores neste projeto, que tem como objetivo dar oportunidade de aprendizado cultural a jovens que normalmente nunca poderiam freqüentar uma escola de música.
No domingo, os estudantes apresentarão um repertório folclórico e popular, voltado para o resgate cultural da música brasileira. Já os 45 músicos da Orquestra principal vão apresentar desde temas clássicos até canções populares da MPB.
Gostaríamos de convidar toda a população para que venha prestigiar esse evento e conhecer um pouco mais do trabalho da OSFER, que vai muito além do ensino musical, disse Luís Fernando Paina, maestro da Orquestra.
A OSFER também já prepara o espetáculo que apresentará na programação de Natal de Fernandópolis. Nos dias 12 e 17 de dezembro, na Praça da Matriz, será apresentado o espetáculo Cante o Natal com a Orquestra, quando a OSFER tocará acompanhada de um coral infantil de 500 vozes. No dia 18 de dezembro, com a iniciativa de aproximar o público da música instrumental, o projeto Venha dançar com a Orquestra será apresentado, com a participação especial de integrantes da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade).