Inaguração de ONG abrirá comemorações do Dia Mundial de Luta conta a Aids

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Inaguração de ONG abrirá comemorações do Dia Mundial de Luta conta a Aids
Para ter mais força na luta contra a Aids o Centro de Atendimento de Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias (Cadip) inaugura neste sábado, 29, a sede própria da ONG Grupo de Apoio a Pacientes com Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias (Gadip). O evento faz parte das ações de conscientização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro.

Após a inauguração do Gadip, marcada para às 8h, uma carreata seguirá até a praça da Matriz, onde a exemplo do ano passado, stands montados por enfermeiros dos postos de saúde da família e alunos de cursos da área de saúde das instituições de ensino superior da cidade estarão oferecendo orientações sobre a Aids e outras doenças.
O evento contará ainda com o show da Orquestra de Violas de Fernandópolis, queima de fogos e soltura de balões com sementes, simbolizando o renascimento. As comemorações serão encerradas com a fixação de um laço que simboliza a solidariedade e o comprometimento na luta contra a Aids na rotatória que vai pro Shopping Center Fernandópolis.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com último Boletim Epidemiológico, de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de Aids no País, sendo 289.074 na região Sudeste.

O laço vermelho é o símbolo dessa solidariedade no mundo e foi criado pela empresa Visual Aids. A primeira pessoa a usá-lo publicamente foi ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do Tony (o “oscar” do teatro americano). A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e o laço em si foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.