Selecionados entre os 94 vencedores do concurso Parlamento Jovem 2008, os estudantes Alexandre Albino Pereira Leitev - da 7ª série da Escola Estadual Armelindo Ferrari, e Cassiano Gimenes, da 8ª série do COC, participaram nos dias 6 e 7 deste mês de uma sessão especial na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Alexandre, sob orientação da professora de História Soleni Teixeira Lima Rissato e com o apoio da equipe de gestão da U.E., elaborou um projeto de lei que visa à implantação de aulas de música no currículo das escolas públicas de São Paulo.
Segundo o aluno, a música tem o poder de influenciar as pessoas emocionalmente e intelectualmente. A música ou a terapia musical tem grande poder de nos influenciar emocionalmente, mentalmente, nos prazeres, hormônios, e até na longevidade. Tem também o poder de curar, usada de maneira específica. O Estudo Musical, além de ser uma opção de emprego, favorecerão os alunos no desempenho escolar: responsabilidade, disciplina, dedicação, concentração e ampliação intelectual, disse Leitev.
Outra proposta sugerida pelo aluno é a confecção de instrumentos, como de percussão, com materiais reciclados. Os alunos aprenderão a fazer palhetas, e confeccionarão instrumentos de percussão com materiais recicláveis. Essa é uma forma de mostrar a importância da reciclagem. Ao mesmo tempo em que favorecemos a preservação do meio ambiente, levamos cultura e também obtemos recursos financeiros com as apresentações das orquestras, disse Alexandre.
Já o aluno do COC, Cassiano Gimenes, apresentou um projeto de lei constituído de onze artigos, que visa à criação de uma olimpíada esportiva bienal no Estado de São Paulo. Segundo Cassiano, a implantação do projeto de lei, além de ser benéfico para a saúde física e mental dos alunos, traz uma série de benefícios como: aumento da prática esportiva e dos direitos de cidadania; estímulo ao espírito esportivo; profissionalização de atletas de potencial, entre outros. Através do esporte nós temos mais saúde e melhor qualidade de vida, pois segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a cada dólar investido no esporte são economizados três RS$ 3 na saúde, disse Gimenes.
A experiência de representar a escola no Plenário Juscelino Kubitscheck ficará indelével na memória dos estudantes. Foi uma experiência gratificante, pois tive a oportunidade de vivenciar como é o funcionamento e o trabalho dos deputados na Assembléia. Conheci alunos de várias escolas e seus projetos, que um dia poderão ser transformado em Lei. Gostei muito de conhecer a deputada Célia Leão, autora do Projeto de Lei Parlamento Jovem, achei que ela é um exemplo de vida para nós brasileiros, disse Alexandre.
Já para Cassiano, a experiência de estar entre parlamentares que compõem o legislativo paulista foi o que mais marcou. Foi muito legal ter participado do Parlamento Jovem, porque lá pude conhecer muitos jovens legais, inteligentes por terem elaborado os projetos e competentes. Falei com alguns deputados, como Vaz de Lima, do PSDB, presidente da Assembléia, da nossa região; deputado Waldir Agnello (PTB), 1º vice-presidente da Alesp; deputado federal e presidente da Assembléia, quando o Parlamento Jovem foi criado, Vanderlei Macris (PSDB). Os criadores do Parlamento Jovem, deputada Célia Leão e ex-deputado César Calegari e muitos outros. Ganhei vários livros, sobre iniciação política, de literatura e livros de partidos políticos. Além de outros livros, que falam bastante sobre o que a Assembléia é responsável, relatou Cassiano.