Os registros de inadimplência do SCPC Serviço Central de Proteção ao Crédito foram inferiores ao número de exclusões no período de janeiro a outubro de 2008, no município de Fernandópolis.
Naquele período, registraram-se 8837 inclusões e nada menos que 9381 exclusões. Isso significa que, desde 2001, quando a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis ACIF - iniciou o controle de consultas ao sistema de proteção ao crédito, os cancelamentos superaram a inclusão de novos devedores.
Na realidade, já em outubro o número de cancelamentos superou o total do ano passado, que chegou a 9024. A ACIF explica que, para excluir o nome do banco de dados do SCPC, é preciso comparecer ao SCPC/ACIF, certificar-se de em qual loja consta o débito, dirigir-se até lá e pagar ou renegociar a dívida.
Uma vez quitado o débito, a loja comunicará imediatamente o cancelamento ao SCPC, para que o nome do interessado seja excluído do banco de dados. Quando a dívida é renegociada, também ocorre a exclusão, só sendo lançada de novo se ocorrer o não-pagamento.