Mutirão do Lixo Eletrônico vai até sexta-feira

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mutirão do Lixo Eletrônico vai até sexta-feira
O “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle, não descarte essa idéia”, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, começou dia 30 de outubro e será estendido até sexta-feira, dia 7 de novembro.

O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico, cujos componentes, especialmente os metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente distribuiu cinco urnas coletoras do e-lixo pela cidade. Os supermercados Souza e Pejo, a Acif, o Shopping Center e a Escola Estadual Tanuri foram os locais escolhidos para receber as urnas que ficarão disponíveis, das 8h às 17h, para a coleta de celulares, pilhas e baterias recarregáveis sem utilidade.

O lixo eletrônico, também denominado “e-lixo”, não são apenas materiais como pilhas e baterias e equipamentos como celulares, computadores, televisores, rádios e outros. DVDs, CDs e lâmpadas fluorescentes também devem ser incluídos na lista e, se não tiverem uma destinação adequada, podem acabar em aterros e lixões e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana. A obsolescência dos equipamentos é fator que leva as empresas a substituírem os computadores a cada quatro anos e os usuários domiciliares a cada cinco anos.

Só o Brasil consome, todos os anos, 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de telefone celular. E o que é pior: estima-se que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil sejam falsificadas, isto é, produzidas sem controle podendo conter um teor de metais pesados superior ao permitido pela legislação ambiental.