Áreas de instabilidade ganham força na região sudeste. Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e estudos climáticos do INPE o final de semana deve ser nublado no Estado de São Paulo, com chuvas isoladas na região.
De acordo com os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira a semana no noroeste paulista apresentou altas temperaturas, atingindo 37,8ºC na terça-feira. Entretanto um pequeno declínio da temperatura foi registrado ao longo da semana com temperaturas médias passando de 30,5ºC na terça-feira à 24,5ºC na quinta-feira.
Aqueles que reclamam do calor provavelmente já devem ter esquecido o ano anterior. O ano de 2007 apresentou uma temperatura média do mês de outubro de 28ºC, enquanto que em 2008 a média não ultrapassou os 26,4ºC, apesar dos 40ºC do dia 16 de outubro.
A massa de ar úmido trouxe uma precipitação de 10,7 mm durante a última semana, acompanhada de ventos fortes de até 37 km/h registrados na quarta-feira quando ocorreu a primeira precipitação. No ano anterior a velocidade máxima do vento chegou a apenas 34,5 km/h. Em Ilha Solteira, estamos em outubro com uma velocidade média do vento de 5,4 km/hora, a mesma média ano de 2007. Já a direção predominante dos ventos neste mês é a de nordeste, e em 2007 foi de sudoeste.
Neste mês de outubro já choveu 104 mm, o previsto na base histórica, com registros desde 1967, que é de 109 milímetros. Todavia, o total de chuvas em 2008 é 10% superior ao histórico da região de Ilha Solteira que é 1268 milímetros por ano. Em 2008, já choveu 1399 milímetros.
A umidade relativa do ar aumentou, passando de 61,6% na segunda-feira para 78,3% na quinta-feira. A umidade média da semana foi de 64%, com mínima de 25,1% na terça-feira a tarde. Umidade relativa baixa preocupa a todos, desde a agricultura até as pessoas que sofrem com o seu efeito e ainda os problemas da queima de cana ficam mais pronunciados quando se tem baixa umidade relativa do ar.
As temperaturas elevadas proporcionaram maiores taxa de evapotranspiração, que é a perda de água pelo processo de evaporação do solo e transpiração das plantas, sendo a média dessa semana é a mesma da histórica para o mês de outubro que é de 4,2 mm/dia, semelhante a média de outubro deste ano de 4,3 mm/dia. Isso significa uma necessidade média de 42.000 litros de água por hectare por dia. A evapotranspiração máxima atingida foi de 6,3 mm/dia, no dia 13.