Os jurados Sérgio Buck e Creusa Borges, reconhecidos nacionalmente pelo trabalho como atores, produtores e diretores, ficaram espantados com a qualidade do festival
Em entrevista exclusiva concedida a CIDADÃO na quinta-feira, 23, os jurados da 14ª Mostra Estudantil de Teatro, Sérgio Buck e Creusa Borges - ambos reconhecidos no Brasil e no mundo pela excelente performance como atores, produtores e diretores de teatros, cinemas e novelas - disseram estar surpresos com as peças teatrais da Mostra.
Segundo os jurados, a qualidade e responsabilidade dos participantes são impressionantes. A mostra infantil mirim terminou e agora vai começar a fase adulta, mas já nos surpreendeu muito, vimos atores ali. E não é devido ao fato de serem pequeninos bonitinhos ou porque um usa cadeira de rodas ou o outro é pobre. Isso não nos comove, porque essa realidade não interfere na arte. Quando se abrem as cortinas, somos todos iguais. E por incrível que pareça a qualidade nos surpreendeu, eles levam muito a sério. Um menino de dez anos sobe no palco, você olha e diz: meu Deus, é um ator, elogiaram Creusa e Sérgio.
Quanto ao critério de avaliação, os jurados tiveram que se adaptar à realidade do local. Tem gente que faz teatro há mais tempo, mas a maioria é iniciante. Então tivemos que adaptar os nossos conceitos ao estágio deles e avaliar a partir disso, muito mais sobre a vontade de cada um, do que propriamente do ator. Mesmo assim estamos surpresos porque temos visto muitos valores, avaliou Creusa.
Além de avaliar os grupos teatrais, os jurados realizarão um workshop de interpretação e direção neste sábado e domingo a partir das 14h. E durante a semana estenderão o workshop às pessoas que não puderam participar no final de semana.
A Mostra Estudantil está sendo realizada em dois horários, às 14h e às 20h, todos os dias.
Os jurados ficarão na cidade até o dia primeiro, data em que termina a Mostra.
Sobre os jurados
Creusa Borges iniciou sua carreira como atriz em 1979. Como jurada participou do Festival de Teatro de Limeira em 2006 e Festival de Teatro de Penápolis, realizado de 13 a 20 de setembro. Também produziu diversas oficinas em Portugal. Recentemente produziu uma oficina onde foram escolhidos três atores que farão residência na Cia de Teatro de Braga, dentro do projeto que desenvolve desde 1998 em intercambio Brasil/Portugal. Tem orientado diversas oficinas teatrais dirigidas a iniciantes e profissionais, como no ano de 2000 na Casa da Cultura Chico Science, para 60 atores que participavam do coro do espetáculo Brasil, Outros 500! E para 2009 está preparando uma nova co-produção do espetáculo As 100 Ilusões de Aveiro com atores Portugueses e Brasileiros sobre o Fado.
Sérgio Buck é ator, diretor e autor. Como ator já atuou em novelas da Rede Vida, Globo, Cultura, Bandeirantes e SBT. Produziu e dirigiu várias peças teatrais, como: Branca de Neve no país da CPI; O chapeuzinho que não era vermelho; O casamento da gata que não era borralheira; Palhaço nosso de cada dia, entre outras. Últimos trabalhos realizados por Buck: Teatro: Paixão de Cristo (Anhembi); Teatro no Esporte Clube Banespa, Eventos Teatro para Empresas RJ e SP.
Miss Brasil Sou Eu Comédia de Ronaldo Ciambroni, direção de Sérgio Buck em cartaz no Teatro Bibi Ferreira.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 25 de outubro
Peça: Máquina de lavar
Escola: Anglo
Domingo, dia 26 de outubro
Peça: Uma peça diferente das outras
Escola: Prof. Antônio Tanuri
Segunda-feira, dia 27 de outubro
Peça: A receita
Escola: EELAS
Terça-feira, dia 28 de outubro
Peça: As Olívias palitam
Escola: COC
Quarta-feira, dia 29 de outubro
Peça: Quadrilha, a peça
Escola: Saturnino L. Arroyo
Quinta-feira, dia 30 de outubro
Peça: Sonhos de uma noite de verão
Escola: Anglo
Sexta-feira, dia 31 de outubro
Peça: Barriga de bombo
Escola: COOPERE
Sábado, dia 1º de novembro
Encerramento
Peça: A mulher do trem
Cia. Os fofos Encenam