O projeto Viagem Literária é constituído de quatro módulos e já trouxe para Fernandópolis a escritora infanto-juvenil Carla Caruso e o colunista, romancista e professor de literatura, Menalton Braff. Na quarta-feira, dia 22 de outubro, será a vez da cronista Heloísa Seixas participar de um bate-papo com estudantes. O encontro será às 9h na Biblioteca Municipal.
O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e criar freqüência de acesso as bibliotecas municipais. Nos dois primeiros módulos mais de 600 alunos do ensino fundamental e médio participaram de encontros com escritores que são destaque no cenário nacional. O projeto Viagem Literária está sendo realizado em 40 cidades do Estado.
Heloisa Seixas nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Romancista, contista e cronista, ela tem nove livros de ficção publicados por diversas editoras (quatro romances, três livros de contos, um infantil e um voltado para o público jovem). Três de seus livros Pente de Vênus (contos), A Porta (romance) e Pérolas Absolutas (romance) foram finalistas do Prêmio Jabuti.
Heloisa também participou de mais de uma dezena de antologias de contos, além de ter organizado, entre outros, os quatro volumes de As Obras-primas que Poucos Leram, com artigos sobre literatura. Sua coluna Contos Mínimos, na revista Domingo, do Jornal do Brasil, foi publicada de 1999 a 2006, com sucesso entre seus inúmeros leitores. O Lugar Escuro é seu primeiro livro de não-ficção.
Dentro do projeto ainda está programada uma oficina de criação literária em novembro. Todas as apresentações são gratuitas e abertas para o público em geral. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Milton Terra Verdi, nº 420, bairro Santa Helena. Telefone 3442-3241.