Milton, o conferente, é vice-campeão brasileiro de Karatê

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -


Milton, o conferente, é vice-campeão brasileiro de Karatê
Fernandopolense Milton Silva conseguiu duas medalhas: uma de prata na categoria Kumitê e outra de bronze no Katá

Quem vê o pacato conferente Milton Aparecido da Silva trabalhando no setor de expedição da Secol Materiais para Construção não imagina o esporte que ele pratica. Treinando há um ano na Associação de Karatê de Fernandópolis Dojokan, o atleta já conquistou nove medalhas, sendo duas no Campeonato Brasileiro realizado em Brasília no mês passado.

Milton treina duas horas, quatro vezes por semana. Assim que termina o expediente na Secol, onde trabalha há dois anos e meio, vai para sua casa, troca de roupa e segue para a sede da associação de Karatê. “Comecei a praticar karatê porque tive um problema na coluna. Esse esporte é bom para corrigir a postura. Além disso, ajudou na minha recuperação e no meu condicionamento físico. Hoje, tenho mais disposição para executar minhas tarefas”, depõe o atleta durante um intervalo no treinamento para tomar água.

Segundo o Sensei Adauto Guarnieri, Milton da Silva, 41, é um dos destaques da associação ao lado de Denise das Neves de Souza, de 10 anos. Com um ano de treinamento, Milton é campeão da Copa Paulista de Karatê e do Open Tanabi e coleciona várias medalhas de prata e bronze das competições que participou. Já no Campeonato Brasileiro, realizado de 19 a 21 de setembro em Brasília, Milton obteve o segundo lugar na categoria Master (41 a 45), faixas vermelha e roxa. Agora, o atleta fernandopolense está se preparando para o Open Novo Horizonte, marcado para o dia 26 de outubro.

O atleta revela que seus colegas de trabalho brincam dizendo que as medalhas são de “camelô”. “Apesar da brincadeira, todos me respeitam e me admiram. Alguns colegas até despertaram interesse pelo esporte, que apesar de ser taxado de violento é mais seguro que uma partida de futebol”, comenta o karateca.
Para participar do torneio nacional, Milton contou com o apoio do empresário José Sequini Júnior, proprietário da Secol Materiais para Construção, que ajudou nas despesas de viagem e alimentação. De acordo com o atleta e o sansei, a maior dificuldade que eles enfrentam é a falta de patrocinadores e de apoio local. “São poucas pessoas que nos ajudam. A luta fora do tatame em busca de patrocínios é mais difícil que as competições dentro dele”, revela o Sensei Adauto Guarnieri.

Para Sequini, incentivar o esporte é também uma das missões da empresa. “O esporte é muito importante na vida do ser humano. É preciso sempre ter o corpo e a mente equilibrados para se viver bem. E incentivando nossos colaboradores a praticar esporte, também ajudamos para que eles tenham uma vida mais feliz, trabalhem mais motivados, satisfeitos e até com o aumento de produtividade no dia-a-dia”, disse o empresário.
Participando freqüentemente de campeonatos pelo país, os atletas da Dojokan já conquistaram diversas medalhas e bons resultados nas competições. Recentemente ficaram em terceiro lugar nos Jogos Regionais de Penápolis.
A Associação de Karatê de Fernandópolis Dojokan foi fundada em maio de 2004 pelo Sensei Adauto Guarnieri. Pouco tempo depois a associação filiou-se a Federação Paulista de Karatê (FPK). No início eram poucos componentes, porém hoje o trabalho cresceu e se desenvolveu alcançando o número de 15 atletas que já participam de competições e mais de 30 iniciantes.