A Secretaria de Estado da Educação decidiu abrir o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) à participação de escolas particulares. Qualquer unidade privada poderá ter acesso à mais completa avaliação de aprendizagem do Estado.
A Secretaria iniciou segunda-feira o período para adesão de escolas privadas. As que quiserem participar devem preencher, até 6 de outubro, o termo via site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br ).
Em 2007, apenas a rede estadual de Educação participou do Saresp. Em junho deste ano a Secretaria anunciou a abertura para as redes municipais, que terão o mesmo período para adesão (também no site da Secretaria).
Prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. Após a adesão, os contatos serão feitos diretamente com a Fundação Cesgranrio, contratada pela Secretaria para prestação de serviços no Saresp.
As redes ou escolas que aderirem terão de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.