A nova estação iniciará nesta segunda-feira às 12h44. A chegada da primavera traz uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.
Na região Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e freqüentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.
As temperaturas baixas marcaram os últimos dias do inverno. Os termômetros registraram mínima de 15ºC no domingo, e a média do fim de semana não ultrapassou 19,5ºC. Nesta segunda-feira às 9 horas e 25 minutos os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram uma temperatura 17,2ºC.
Acompanhando o tempo frio, uma precipitação de 2,33 mm no fim de semana ajudou a elevar a umidade relativa do ar que estava crítica durante a última semana.
A umidade relativa do ar média do fim de semana foi de 73,8%, com mínima de 46,2% no domingo.
Fortes rajadas de vento atingiram a região noroeste paulista. A velocidade máxima do vento chegou a atingir 35 km/h no sábado. A velocidade média do vento do fim de semana foi de 8 km/h, com direção predominante o nordeste.
A evapotranspiração média do mês de setembro é de 4,7 mm/dia, sendo este o valor que deve ser reposto pela chuva, ou na sua ausência, pelos sistemas de irrigação.