SCPC: serviço traz segurança para os negócios

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SCPC: serviço traz segurança para os negócios
Banco de dados nacional e integrado reúne informações de pessoas física e jurídica

Inadimplência. Esse é um dos principais problemas enfrentados pelo comércio atualmente. E a maioria dos empresários procura, todos os dias, a solução para esta que chega a ser uma das causas do endividamento progressivo de diversos pequenos negócios.

A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), no intuito de auxiliar seus associados na procura da solução deste problema, consultou especialistas e chegou à conclusão que não há melhor arma contra a inadimplência do que a informação. É preciso, cada vez mais, saber para quem se vende. E é por isso que um dos serviços mais requisitados da Associação tem sido o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Para quem quer segurança na venda, nada melhor que confiar em um banco de dados sério, completo e eficiente. O SCPC é reconhecido por contar com a base de dados de informações mais completa de pessoas física e jurídica. Integrado à Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), que reúne Associações Comerciais e Clube de Lojistas de todo o território brasileiro, o SCPC gerencia informações nacionais fornecidas pelos múltiplos seguimentos empresariais: comércios varejista e atacadista, indústria, prestadores de serviços, instituições financeiras e cartórios de protestos.

As soluções do SCPC estão disponíveis por meios informatizados para facilitar o acesso às empresas e permitir que o empresário avalie com segurança e precisão – em todo território nacional – as transações de crédito.
“A vantagem em utilizar o SCPC da ACIF é que, além dessa excelente base de dados, o empresário associado da ACIF ainda conta com muitos outros serviços que a entidade oferece como assessoria jurídica, cursos, palestras, programas setoriais e ainda uma equipe qualificada disponível para atendê-lo diariamente”, explica Cleonice Machado, gerente do SCPC da Associação.

Ela lembra também que outra vantagem em utilizar o SCPC é a facilidade de meios de consulta. “A consulta pode ser feita por telefone, pelo site da ACIF ou ainda pelo sistema PDF, muito utilizado por supermercados.”
Para saber mais informações sobre o SCPC e outros serviços oferecidos pela ACIF, basta entrar em contato com a entidade pelo telefone (17) 3465 3555, pelo e-mail [email protected], no site www.acifnet.com.br ou ainda na própria sede da Associação, que fica na Av. Primo Angelucci, 135, no centro de Fernandópolis.

BALANÇO DO SCPC EM AGOSTO
Em agosto, o SCPC da ACIF registrou um aumento de 8,3% nas consultas em relação a julho. As 33.211 consultas também superaram em 8,2% as do mesmo período em 2007. “Esse dado mostra que as vendas para o Dia dos Pais foram muito boas e que esta data está se tornando tradição de aumento de vendas no comércio, assim como o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados”, analisa Cleonice Machado.
O número de registros de devedores também aumentou. Foram 892 novos nomes no cadastro, número que superou em 40% o de julho deste ano. Já o grupo de pessoas que saldaram suas dívidas e tiraram seus nomes do SCPC também aumentou em relação a julho: foram 1.068 cancelamentos, 43 a mais que no mês anterior.
“O número de cancelamentos tem seguido uma alta constante desde maio. Essa é uma conseqüência do grande número de registros em março e abril, principalmente das pessoas que não conseguiram saldar as contas do Natal do ano passado. Com o final do ano se aproximando de novo, os consumidores começam a pagar as dívidas já de olho no crédito para as compras natalinas de 2008”, finaliza a gerente do SCPC da ACIF.